Mostra de Filme de 1 Minuto oferece workshops gratuitos de vídeo

Mais uma vez, Socorro se abre para reconhecer seus talentos na área do audiovisual. É a 3a Mostra de Filme de 1 Minuto que, neste ano, vem cheia de novidades para os amantes da sétima arte. Antes mesmo da abertura das inscrições para a Mostra, serão oferecidos quatro workshops para quem quiser aprimorar os conhecimentos sobre o assunto. É uma grande oportunidade para aprender, sem custo, sobre roteiro, produção, fotografia, iluminação e edição de vídeo.

A Mostra foi criada em 2015, numa iniciativa do ComuC – Conselho Municipal de Cultura, e do ITC – Instituto Totem Cultural. “Há alguns anos, a cidade tinha o FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo. Era um trabalho realizado pelo casal Vera e Yuri Sanada, focado nas escolas, com oficinas de formação”, lembra Marinilda Boulay, presidente do ITC, uma das idealizadoras da Mostra. “O festival acabou, mas foi deixada uma herança, um legado de paixão pelo audiovisual, e não queríamos perder isso.”

Na primeira edição, o tema foi a música. No ano passado, o assunto foi o meio ambiente. Desta vez, os filmes concorrentes deverão abordar a Cultura Popular de Socorro. “O tema veio da vontade de valorizar a cultura da nossa cidade, torná-la parte integrante do nosso cotidiano”, explica Beatriz Minozzi, presidente do ComuC. “Ela vem brincar com isso, transformar o popular em pop”, complementa Marinilda.

Projeto mais maduro

A avaliação das edições anteriores é bastante positiva. Mas a expectativa para este ano é de que a Mostra conquiste definitivamente seu espaço no calendário cultural da cidade. E tem tudo para isso. A cultura popular de Socorro é extremamente rica. É um universo de assuntos que podem ser destacados nos filmes.

Neste ano, os participantes contam com muito mais tempo para preparar e inscrever o filme. Parte desta preparação está sendo oferecida pela comissão artística da Mostra, formada pelos integrantes do júri técnico. Serão quatro workshops gratuitos, sempre às sextas-feiras, às 19 horas, no Centro Cultural de Socorro, a partir da próxima semana.

Veja a programação:

09/06 – Roteiro de Ficção
O workshop de abertura será ministrado pelo cineasta socorrense Augusto Belluzzo. Ele vai falar sobre roteiro de ficção. Com a experiência de cinco filmes na bagagem e participação no júri da Mostra, desde sua criação, Augusto acredita que o workshop vai ajudar a entender melhor o mundo do audiovisual, e o resultado serão filmes com uma qualidade ainda melhor da que já foi apresentada anteriormente. “Todos os amantes da sétima arte deveriam participar”, convida Augusto.

23/06 – Roteiro de Documentário
Dando continuidade à programação, a jornalista Rose Khusala vai falar sobre roteiro de documentário. Com uma carreira consolidada de repórter e roteirista, com passagem por diversas emissoras e produtoras de vídeo, Rose está bastante animada com a possibilidade de orientar as pessoas interessadas em aprimorar um talento. “Retratar a realidade é algo que fazemos naturalmente, todos os dias. Quando organizamos isso e agregamos algumas técnicas, esse retrato se torna um documentário.”

30/06 – Iluminação e Fotografia
Na semana seguinte, será a vez do fotógrafo Elton Benatti dividir seus conhecimentos. Com 18 anos de profissão, Elton possui uma visão apurada no que diz respeito a enquadramento de cena e direção de câmera. Ele destaca que pequenos macetes e detalhes podem fazer a diferença no produto final. Por isso, acredita que os workshops vão mudar o perfil da Mostra. “Queremos ter bastante trabalho na hora de julgar, com muitos inscritos, muitos vídeos, muito material de qualidade”, aposta.

07/07 – Produção e Edição
Fechando a programação, Gabriel Reis vai dividir a experiência conquistada em vinte anos de trabalho na área, em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. Para Gabriel, muita gente faz vídeo por instinto, e o resultado pode ser muito melhor se houver uma preocupação desde a produção até o acabamento da obra. E ele destaca que o workshop não é apenas para quem vai participar da Mostra. “Todo mundo pode participar, e quanto maior a diversidade de público, mais rica será a troca de ideias.” Participe!

Workshops:
A ficha de inscrição para os workshops pode ser solicitada pelo email mostraf1m2017@gmail.com ou diretamente no Centro Cultural, que fica à Rua XV de Novembro, 210. Tel.: (19) 3895-4829. Os inscritos com antecedência receberão certificado.

Mostra:
A Mostra de Filme de 1 Minuto é uma realização do ComuC – Conselho Municipal de Cultura, do Instituto Totem Cultural e do Instituto Cultura & Arte, com o apoio da Secretaria de Cultura, Prefeitura de Socorro, Rocambole.TV, Belluzzo Produções e Elton Benatti. Para a exibição dos filmes premiados, ela tem apoio do Cine Cavaliere Orlandi. As inscrições para a Mostra 2017 serão abertas em 30 de junho e vão até 29 de setembro.

 

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.