Novo projeto de fomento às congadas defende a tolerância

Para fortalecer e transmitir a cultura caipira entre gerações está sendo realizado o projeto “Congadas: cortejo de cores e devoção”, em nossa cidade. Ele envolve uma série de ações e atividades em torno das congadas, as quais são consideradas patrimônio imaterial de Socorro.

A idealizadora e coordenadora do projeto Marinilda B. Boulay nos fala um pouco sobre ele: “Esse é o quarto projeto de fomento às congadas que realizamos, e estamos muito felizes que ele aconteça agora em 2018, quando nossa associação ITC – Instituto Totem Cultural festeja seus 10 anos. O primeiro projeto foi o “Congada nas Escolas”, entre 2011 e 2012, seguido do “Fitas e flores”, 2013 e 2014 e o “Congada, congadinha”, 2015 e 2016.

Socorro já chegou a ter 70 congadas, antes da crise do café no inicio dos anos 30 do século passado, quando elas eram presença marcante, principalmente nas fazendas, durante o mês das festas juninas. Hoje, por meio deste novo projeto, tentamos mostrar tanto sua importância na medida em que ela faz parte da história da cidade, quanto manter em atividade as 2 congadas de adultos e as duas infantis, que ainda temos”.

Dentro do “Congadas: cortejo de cores e devoção” serão realizadas, agora, em meados de janeiro, oficinas gratuitas na Estação Socorro (antiga rodoviária), cujos participantes serão levados a retratar nossa congada com as cores vibrantes da arte naïf. Elas serão ministradas entre os dias 15 e 18 de janeiro, sempre das 18h às 20h, pela artista plástica Rosângela Politano.

Em fevereiro, Marinilda vai desenvolver oficinas de contação de história da congada na Biblioteca Municipal, quando as crianças serão levadas, de maneira lúdica, a conhecer melhor essa manifestação da nossa diversidade cultural. O projeto envolve, ainda, uma grande exposição no Museu Municipal entre os dias 19 de abril e 19 de maio, com nossos artistas, mas também com outros de fora da cidade que farão uma homenagem às nossas congadas.

Marinilda continua: “O projeto prevê, ainda, a criação de um site para registrar a história das nossas congadas, cujos cantos e coreografias do seu cortejo são o resultado do encontro, em território brasileiro, da cultura africana com a cultura europeia.”

Na sua origem, a congada dramatiza a coroação de um rei do Kongo, cujo reino foi um império localizado no sudoeste da África, do qual muitas pessoas, entre elas nobres africanos, foram trazidos como escravos para o Brasil, desde o século XVI, em navios negreiros.

Por motivo da nossa colonização, através das influências ibéricas, foi sendo adicionado ao enredo da congada um conteúdo religioso cristão, destacando-se, então, temas como: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras etc. A congada é um exemplo patente do sincretismo religioso afro-brasileiro. As tradições históricas, usos e costumes africanos e santos católicos nela convivem, resultando uma manifestação própria do nosso país, e única no mundo.

Partindo desse pressuposto, o projeto “Congadas: cortejo de cores e devoção”, hoje mais do que nunca, quando assistimos à escalada da violência e da repressão ao que é diferente, por meio da sua difusão e transmissão vem defender a tolerância a todos os níveis, e o diálogo sincero entre as diferentes religiões do planeta.

Esse projeto, além de ser realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Programa de Ação Cultural- ProAC 2017, conta, também, com o apoio institucional da Associação e Editora ITC- Instituto Totem Cultural, Totem Musicais, Prefeitura de Socorro por meio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, ComuPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais, Comtur – Conselho Municipal de Turismo, Biblioteca e Museu Municipal.

Convidamos todos a visitar o site: www.totemcultural.org.br e o congadacongadinha.com.br,  nos quais temos mais informações sobre as nossas congadas. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo telefone com WP: (19) 99917- 6217 ou pelo email: totemarinilda@gmail.com