O que esperar nos cinemas em 2020?

Jumanji – Próxima Fase está em cartaz desde o dia 16

Depois de um 2019 marcado por um grande filme-evento no começo do ano (Vingadores Ultimato) e algumas produções trazendo crítica social certeira (Bacurau, Parasita, Coringa etc), 2020 promete ser tão diverso em conteúdo quanto, mas talvez mirando outras direções. Selecionei alguns filmes que podem chegar nos cinemas de nossa cidade e, mesmo que não cheguem, fica a sugestão para o Cine Orlandi abraçar o potencial dessas obras.

Depois de “Frozen 2” abrir o ano, duas produções elogiadíssimas estrearam no último dia 9 e mereciam entrar em cartaz por aqui: “Adoráveis Mulheres” (indicado a 5 Oscar: como Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora) e o singular “Retrato de uma Jovem em Chamas”. Em ambos os casos, temos tramas com protagonistas femininas fortes.

Um Espião Animal estreia nas telonas em janeiro

Dia 16, estreou “Jumanji: Próxima Fase” (no nosso cinema, inclusive), continuação do divertido filme de 2018 com The Rock, que é um tipo de revival do clássico noventista, agora com uma pegada mais gamer. “O Escândalo” trás grandes nomes de Hollywood, como Nicole Kidman e Charlize Theron em uma história real das funcionárias da Fox News, quando denunciaram a cultura de masculinidade tóxica de uma das maiores empresas de mídias do mundo. Já no próximo dia 23, chega para molecada a animação “Um Espião Animal”, que coloca Will Smith e Tom Holland (o novo Homem-Aranha) em uma trama de espionagem e… pombas! Ainda: o vencedor do Globo de Ouro, o filme de guerra “1917” (indicado a 11 estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor); “A Divisão”, trama policial nacional, que trata de uma onda de sequestros durante os anos 90 no Rio de Janeiro; e o terror pipoca “Possessão de Mary”.

O final do mês vem com tudo, estreando dia 30 de janeiro “Bad Boys Para Sempre”, terceiro filme da franquia de policiais divertidos e casca-grossa; e o terror inspirado no clássico conto de Henry James “Os Órfãos”. Fevereiro retoma as produções de super-heróis no dia 6, com “Aves de Rapina – Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa”, que trará a maluquinha Arlequina ao lado de novas anti-heroínas de Gotham. O diretor de Thor: Ragnarok coloca Hitler como amigo imaginário de um menininho durante o período da Alemanha nazista no elogiadíssimo “Jojo Rabbit”. Dia 13, “Sonic” vem correndo para a tela mais próxima, seguido do assustador remake de “O Grito”. Em seguida, mais terror, adaptando o clássico conto de fada, porém, dessa vez, sob o ponto de vista da menina, em “Maria e João: O Conto das Bruxas”, no dia 20, junto de “Dolittle”, que, na pele de Eddie Murphy, foi um doutor nos anos 2000 e agora retorna na figura de Robert Downey Jr (o eterno Homem de Ferro).

A Disney abre as portas de março no dia 5, com a animação de fantasia “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica” e a continuação de um terror recente que deu muito certo, em “Boneco do Mal 2”. 12 de março veremos Vin Diesel, vivendo um anti-herói dos quadrinhos em “Blodshoot”; e um novo suspense que promete muito em “O Homem Invisível”. Logo em seguida, dia 19, “Um Lugar Silencioso 2”, a continuação de um dos melhores filmes de terror e suspense de 2018. A Disney também encerra o mês, trazendo o live-action de “Mulan”, no dia 26.

Abril será o mês de estreia Viúva Negra

Não é mentira dizer que abril será pontuado por duas grandes produções, sendo elas “007 – Sem Tempo Para Morrer” no dia 9 e “Viúva Negra” no dia 30, colocando uma das principais heroínas da Marvel em seu primeiro filme solo. Já maio promete bastante com “Scooby – O Filme”, animação em computação gráfica que mostrará como Scooby-Doo conheceu Salsicha e toda a turma da Máquina do Mistério, a partir do dia 14, enquanto em 21 do mesmo mês teremos o nono filme da anabolizada franquia “Velozes & Furiosos”, além de “Artemis Fowl: O Mundo Secreto”, que adapta um livro infanto-juvenil nos moldes de Harry Potter, mas num mundo onde o crime e a tecnologia andam lado a lado com a magia.

Anotem na agenda, que no dia 4 de junho estreia “Mulher-Maravilha 1984”. Se o primeiro foi ótimo, imagina esse? Dia 11 reveremos o icônico caso envolvendo o maior apresentador brasileiro em “Silvio Santos – O Sequestro”, e dia 25 chega a nova animação da Pixar, que fala sobre fantasmas e um estilo de música: “Soul”, junto do emocionante “Mamonas Assassinas – O filme”. Os saudosistas de plantão têm o que comemorar logo em 9 de julho com “Top Gun: Maverick”, o filme que resgata Tom Cruise para seu papel clássico em um longa tão querido. Dia 23, The Rock vive uma incrível aventura nos moldes de Indiana Jones e O Retorno da Múmia com o promissor “Jungle Cruise”, mais uma obra baseada em uma atração dos parques da Disney. Na mesma data, chega o novo filme de Christopher Nolan (Batman O Cavaleiro das Trevas, A Origem, Interestelar): “TENET” e quanto menos você souber do que se trata, melhor. Fechando o mês, dia 30 estreia “Morbius”, sobre um vilão do Homem-Aranha que passa a ganhar poderes vampíricos.

Em 20 de agosto, não teremos só a semana tradicional de aniversário da nossa cidade, como também poderemos continuar alimentando nossa nostalgia com o terceiro filme dos Caça-Fantasmas, exatamente 30 anos depois do segundo, em “Ghostbusters – Mais além”. Em 10 de setembro, chega o maior terror da cultura pop atual: “Invocação do Mal 3” e, depois, dia 17, outro terceiro filme de uma franquia: “King’s Man – A Origem”. Para quem curte crimes e mistério, principalmente os de Agatha Christie, em 8 de outubro estreia “Morte no Nilo”. Dia 15 teremos muitas sessões, anota aí: “G.I. Joe – Snake Eyes”, que vai narrar a origem de um dos agentes dos Comandos em Ação; o reboot de “Convenção das Bruxas”, agora com Anne Hathaway no elenco (a moça de O Diabo Veste Prada); e “Halloween Kills”, terrorzão slasher com o assassino Michael Myers, que continua os eventos do longa de 2018 e culmina ano que vem em Halloween Ends (mas até lá tem chão).

A Marvel volta a dar as caras dia 29 com o épico “Os Eternos”. Novembro começa com o embate colossal de dois titãs, em “Godzila vs Kong”, dia 19. Em 3 de dezembro, a turminha mais querida do país vai para a escola, em “Turma da Mônica: Lições”, continuando o enorme sucesso do filme de 2019. “Duna” chega dia 17, como um épico da ficção científica, adaptando uma saga literária com um grande elenco, prometendo ser uma das maiores produções do ano. Ainda para os nostálgicos, na mesma data, Eddie Murphie retorna ao papel principal em “Um Príncipe em Nova York 2”, enquanto Steven Spielberg reaviva o clássico musical “Amor, Sublime Amor”. Antes de 2020 acabar, teremos muita ação, com “The Tomorrow War” e “Uncharted”, que adaptará o famoso jogo para as telonas.

Lembrando ainda que algumas datas de estreia podem mudar, alguns filmes podem ser cancelados pelo caminho e outros ainda podem aparecer. Mas que este ano será espetacular, não há dúvida. Boas sessões para todos! 

Douglas MCT é um escritor socorrense de fantasia, terror e ficção científica, roteirista de quadrinhos e desenhos animados, além de crítico de cinema, livros e séries.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.