Parque Vale das Pedras traz o Paintball para Socorro

O empreendimento Parque Vale das Pedras BM Adventure, localizado no Caminho Turístico do Rio do Peixe, trouxe mais uma modalidade de esporte para Socorro, o Paintball. Quem nos conta sobre esse esporte são os proprietários Carlos Manias e Jeferson Boaretto, que conheceram a atividade em campos tradicionais na cidade de São Paulo, onde se pratica essa atividade, há mais de 20 anos. Ele observou que a atividade coletiva proporciona excelente integração entre amigos, familiares e até mesmo entre jogadores, que nem se conhecem.

Sobre o esporte

Nosso principal jogo funciona no sistema Mata-mata, no qual o objetivo dos jogadores é eliminar o maior número possível de “combatentes”. Ganha o time que eliminar mais pessoas. Assim, é importante o trabalho em equipe e a estratégia, para conquistar o terreno. O ideal é formar equipe de 10 a 12 participantes. Também pode ser formada por mais de 12 pessoas.

Os tipos mais populares de combate são o Mata-mata, no qual os participantes são divididos em duas equipes e o objetivo é eliminar toda a equipe adversária; e o Captura bandeira, no qual ganha quem capturar a bandeira do time adversário. O combate mais praticado aqui em Socorro é o Mata-mata, pois proporciona mais diversão e descontração a todos, explicam os empreendedores.

As armas ou “marcadores”, como são conhecidos pelos jogadores, devem ser calibradas para que não machuquem. “Possuímos equipamento específico para aferir a velocidade dos disparos”, afirmam Carlos e Jeferson. Também existem regras, por meio das quais o participante não pode efetuar disparos a “queima roupa”, ou seja, atirar muito próximo do oponente. As bolinhas de tinta são confeccionadas com material similar ao utilizado em cápsulas de medicamentos, para que estourem com facilidade, após o contato.

“Apesar de não ser uma Atividade de Aventura, utilizamos para o Paintball todas as Boas Práticas da norma ABNT NBR ISO 21.101 Sistema de Gestão de Segurança para o Turismo de Aventura. Assim, buscamos adquirir armas (marcadores) com garantias e em fornecedores especializados. Possuímos regras rígidas para o participante realizar a atividade”,ressaltam. É terminantemente proibido retirar a máscara de segurança, dentro do campo. Para garantir a segurança dos participantes, há o acompanhamento de um juiz, além de equipe de apoio para dar suporte aos jogadores e realizar recargas de bolinhas, durante o jogo. Os equipamentos obrigatórios são os coletes, máscaras e pescoceiras, que protegem os pontos mais sensíveis do corpo. Também possuímos macacões opcionais, para proteger a roupa de marcas de tinta. A tinta das bolinhas não mancham as roupas. “Antes de iniciarmos a atividade no Parque Vale das Pedras, realizamos treinamentos com nossa equipe, em situações práticas de atendimentos, e acompanhamos os profissionais experientes durante as atividades”, comentam.

“Um dos principais objetivos foi trazer para o Parque Vale das Pedras uma atividade que despertasse o interesse dos socorrenses, além dos turistas que recebemos regularmente. E deu certo! Cerca de 80% dos jogos que tivemos até hoje foi praticado por crianças, jovens e adultos de Socorro”, enfatizam os empresários, que também recebem vários grupos da região das cidades de Bragança Paulista, Atibaia, Serra Negra, Lindoia, Águas de Lindóia, Itapira, Monte Sião, Bueno Brandão, entre outras. 

Cenário  – “Para o cenário do campo de batalha, aproveitamos os recursos naturais do local, que possui várias paredes de pedras, tornando nosso campo único e especial, em seu formato. Construímos trincheiras e também inserimos alguns obstáculos artificiais, para abrigo do jogador em combate”, comentam os proprietários. Para os acompanhantes dos jogadores, além de ampla infraestrutura do Parque Vale das Pedras, também é possível assistir de camarote a todos os momentos do jogo, sendo outro diferencial em relação aos campos externos que existem em atividade.

Campeonatos  – O Parque Vale das Pedras já possui várias equipes formadas por amigos, familiares e até turistas, jogando regularmente. Os proprietários estão agendando um campeonato para julho, para aproveitar o período de férias escolares, com modalidades para praticantes com pouca experiência e para os jogadores experientes.

Serviço  – Além do Paintball, o Parque Vale das Pedras conta com tirolesas, arvorismo, arco e flecha, estilingue, passeio Off Road e trilhas. Localizado no Caminho Turístico do Rio do Peixe, o custo é de R$ 30,00 por pessoa (incluso arma, 100 bolinhas, colete, máscara e pescoceira). Também há condições especiais para aniversários, empresas, grupos e confraternizações. Para agendamento, fones (19) 99764-4250 (WhatsApp) e (19) 99918-5709 (WhatsApp). Acompanhe o Parque Vale das Pedras pelas redes sociais: facebook.com/parquevaledaspedras, Instagram: @parquevaledaspedras e no site www.parquevaledaspedras.com.br. “Nosso camping também está entre os mais indicados pelos sites especializados em acampamento e no TripAdvisor”, encerram os proprietários.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.