Pediatra Carolina Calafiori terá quadro semanal em programa da Record News

A médica socorrense Carolina Calafiori de Campos, foi convidada para participar de um quadro fixo no “Programa Saúde e Você”, exibido pela Record News, ao meio dia de domingo. Com 34 anos, Carolina se formou em 2010 pela Faculdade de Medicina de Taubaté, fez residência em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica no Hospital da PUC Campinas e no ano passado recebeu o título de pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria. Filha do engenheiro socorrense  Henrique de Campos Neto e da psicóloga, também socorrense, Leda Maria Calafiori de Campos, ela fala ao O Município sobre os desafios da carreira que escolheu e como surgiu o convite para participar do programa de TV.

Como recebeu o convite para participar do programa?

No final do ano passado a produtora do programa entrou em contato comigo me convidando a participar durante um ano do “Saúde e Você”, da Record News, apresentado pela Duda Rodrigues. Fiquei extremamente feliz pois sempre tive o desejo de passar informações importantes da saúde da criança, não somente dentro do hospital e do consultório, mas para toda a população.

O quadro se chama “ Papo de Criança” e minha primeira participação vai ao ar no próximo dia 24 de fevereiro. Foi uma experiência única e muito gratificante; falamos sobre obesidade Infantil, uma pandemia atual, com grandes repercussões na saúde das crianças

O que significa a pediatria para você?

Pediatria para mim é tudo! Não só minha profissão, mas a grande paixão da minha vida; ver a cura de uma criança, assim como seu desenvolvimento e crescimento, e participar da vida das crianças e suas famílias me movem a crescer cada dia mais como profissional e como pessoa.

Por que escolheu essa área?

Sempre gostei de crianças e no meu quinto ano de faculdade, durante o estágio de Pediatria, tive a certeza de que era isso que eu gostaria de fazer para sempre: cuidar dos pequenos. O pediatra faz parte da vida da criança, eu tenho pacientes que vi nascer e agora já são crianças grandes e saudáveis. Não há recompensa maior que essa.

Quais os desafios da profissão?

O maior desafio enfrentado hoje por mim e todos os meus colegas pediatras é a desvalorização da nossa especialidade. Essa desvalorização gera uma carência no número de profissionais e, consequentemente, uma dificuldade cada vez maior de se encontrar pediatras, seja em plantões de Pronto Socorro ou em consultórios. Luto por esse reconhecimento, já que são anos de dedicação a esses pequenos pacientes, que assim como nós, merecem ser reconhecidos e respeitados.

Algo mais?

Gostaria de agradecer ao Jornal O Município pela oportunidade da reportagem e a toda a população de Socorro que me segue e me apoia nas redes sociais. Quem sabe em breve não começo a atender os pequenos socorrenses? Um abraço a todos e muito obrigada!

Serviço:

A doutora Carolina Calafiori atende na UTI Pediátrica no Hospital da PUC Campinas em Pediatria Geral e Puericultura no Instituto Nova Campinas em Campinas, Unidade Médica Assistencial em Campinas, Ambulatório Cruz Azul em Campinas e Clínica Ayres Ramos em Hortolândia. Nas redes sociais: Instagram @dra.carolcalafiori e Facebook Dra. Carolina Calafiori de Campos.