Pelas Veredas da Religião é o novo livro do agricultor escritor

José Valdir Ferrari é cafeicultor do Bairro Livramento, casado com Rosângela, pai de Natália Ester e Giovani José, tem 55 anos e desenvolve um importante trabalho de pesquisa na cidade, tendo já dois livros publicados: Fragmentos Históricos da Comunidade Católica do Bairro do Livramento, em 2006 e Fazendas Origem do Progresso, em 2013.

Nem bem terminou de escrever seu segundo livro, Valdir já começou a pensar numa nova obra, agora trabalhando com os elementos da cultura, história, folclore e costumes da nossa cidade, a partir do surgimento das primeiras edificações com finalidade religiosa.

Desde o início sabia que grande parte da pesquisa deveria ser feita na zona rural da região, registrando histórias da construção de inúmeras capelinhas de promessas construídas nas beiras de estrada e fazendas. O seu olhar foi mais longe e, além de Socorro, a pesquisa incluiu os municípios de Amparo, Bueno Brandão, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Munhoz e Serra Negra.

Assim surgiu sua terceira obra – Pelas Veredas da Religião -, e como essas veredas são muitas, o livro também inclui um capítulo dedicado ao folclore religioso, trazendo uma importante pesquisa sobre como surgiram e se constituíram ao longo dos anos, os diversos grupos ligados ao folclore, na cidade de Socorro.

O estudo envolve e descreve, também, os antigos rituais de sepultamento: como e onde os mortos eram enterrados, os costumes e tradições em torno do luto, as dificuldades de outrora e a formação dos primeiros cemitérios.

O autor permeia por esse universo religioso e folclórico, sem ater-se a mitos, sem falar do céu ou inferno, santos ou demônios, numa linguagem gostosa e, muitas vezes, engraçada, ao contar os causos que vão fazer os leitores darem boas risadas, num duelo entre a alegria e tristeza.

O lançamento desse terceiro livro, com uma tiragem de 2 mil exemplares, está previsto para a segunda quinzena de janeiro, em evento público no Museu Municipal, cuja programação contará com workshop do autor. Mas o compromisso de Valdir é bem maior: baseado nessas importantes pesquisas, ele pretende proporcionar um ciclo de oficinas/palestras em escolas públicas da cidade, mostrando elementos da cultura, história, arquitetura, folclore e costumes antigos de Socorro e região, fazendo um paralelo com a atualidade, para conhecimento de nossas crianças e jovens.

Vamos aguardar!