A poesia das cores em contações de história na Biblioteca Municipal

A magia das contações de história vai avivar o salão azul da Biblioteca Municipal, ao longo da nesta semana.

Serão 4 dias de diversão e aprendizado, durante os quais, de maneira lúdica, os participantes poderão vivenciar a poesia e criar versos, experimentando as sensações que dão a impressão das cores.

Elas serão realizadas dentro do projeto “Congadas: cortejo de cores e devoção”. As congadas são um patrimônio imaterial de nossa cidade. Os mestres e contra-mestres escrevem as letras de suas músicas em versos e seu cortejo é marcado por uma indumentária colorida, adornada por fitas e flores.

Essas características inspiraram essas contações de história, que serão interpretadas por Marinilda B. Boulay, produtora e artista da cidade, que foi contemplada com um prêmio do Governo do Estado de São Paulo, para realizar esse projeto em Socorro.

Sua realização marca os 10 anos do ITC – Instituto Totem Cultural, do qual Marinilda é presidente. O ITC vem desenvolvendo ao longo desses anos projetos em torno da cultura popular e tradicional, com destaque para os que envolvem nossas congadas, buscando valorizá-las e transmiti-las às novas gerações.

Mesmo quem não se inscreveu com antecedência, pode participar das contações de história, sem limite de idade ou de escolaridade. É um momento único para descobrir um pouco mais sobre a poesia, as cores, e as nossas congadas.

As obras que forem realizadas durante esses 4 dias vão compor uma grande exposição em homenagem às nossas congadas, que vai acontecer no Museu Municipal, a partir do dia 19 de abril.

Inscrições –  As inscrições para as contações de história  podem ser feitas diretamente na Biblioteca pelo telefone: 3895-4252 ou (19) 999 176217 – com WP; ou pelo email: totemarinilda@gmail.com

O projeto “Congadas: cortejo de cores e devoção”, além de ser realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Programa de Ação Cultural- ProAC 2017, conta também com o apoio institucional da associação e editora ITC- Instituto Totem Cultural, Totem Musicais, Prefeitura de Socorro, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo, ComupC, Comtur, Biblioteca Municipal, e Museu Municipal.  Visite o site : www.congadas.art.br, www.totemcultural.org.br e o congadacongadinha.com.br.