Por determinação do governo, somente casos com sintomas graves e críticos serão testados par o novo Coronavírus

O secretário de Saúde, Ricardo Lopes, acompanhado pelo diretor técnico da Santa Casa de Socorro anunciaram, hoje, na Rádio Socorro, as mudanças no protocolo de atendimento para testar pacientes com suspeita do novo Coronavírus.

“O Governo Estadual determinou que somente os pacientes que apresentarem os sintomas graves e críticos devam ir ao hospital e sejam testados. Aqueles que estiverem com um quadro moderado e leve, deverão ficar em isolamento domiciliar”, enfatizou o secretário.

O dr. Rafael explicou que, até ontem, as pessoas que chegavam com sintomas que batiam com o protocolo do ministério, tinham o material coletado e enviado para o Instituo Adolf Lutz. “Com a mudança, isso não acontece mais. O aumento de casos no Brasil e no mundo, acarretou na escassez do material utilizado para os testes. É por isso que só iremos coletar o material dos pacientes internados, casos graves e críticos”, explicou ele, enfatizando que o protocolo também vale para os profissionais da saúde. “Se qualquer profissional apresentar algum sintoma de gripe, iremos fazer o teste. Caso seja descartado, ele será liberado para trabalhar. Ou seja, se você se deparar com algum profissional da saúde, que apresente sintoma de gripe ou resfriado, fique tranquilo, ele já foi testado! Não seremos irresponsáveis”, declarou.

Portanto, de acordo com o novo protocolo, se a pessoa apresentar febre, não deve ir para o hospital. A orientação é se tratar em casa, com um antitérmico, e o afastamento domiciliar e de toda a família! “No entanto, caso a febre seja acima de 37,8 graus, que persista por mais de 24 horas, ou falta de ar, procure o hospital!, reforçou o diretor técnico da Santa Casa.

“Isso significa que a partir de agora poderemos ter pacientes com a COVID-19 sem a confirmação, porque o Instituto Adolf Lutz não aceitará mais testes de casos leves. É mais um motivo para ficar em casa! A contagem passará a ser dos casos graves e internados e este número será passado para a população”, afirmou Ricardo.

Até o momento, 21/03, a cidade de Socorro apresenta um caso suspeito. Diariamente, das 12h às 13h, a Rádio Socorro e a Prefeitura de Socorro transmitirão boletins com as atualizações sobre o novo Coronavírus.

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.