Professor de Literatura dá dicas para a redação do Enem  

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. No sábado, dia 24, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, dia 25, será a vez de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Neste ano, são 7.746.118 inscritos em todo país. Em Socorro, cinco escolas receberão os candidatos da cidade e de outras cidades da região: Narciso Pieroni, José Franco Craveiro, Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis, Profª Benedicta Geralda de Souza Barbosa e Instituto de Ensino XV de Agosto que, neste ano, receberá os sabatistas e PNE.

Nesta semana, convidamos o professor de Literatura e Redação do Colégio Objetivo, Pedro Rosário, para dar algumas dicas para a redação. Confira!

A redação do Enem

A produção de texto nos vestibulares e no Enem é de grande importância para a nota final do candidato, e tem sido cada vez mais trabalhada nos cursos pré-vestibulares de todo o país. O Enem tem como proposta a produção de uma dissertação baseada em um tema da atualidade e que permita o desenvolvimento de uma solução alicerçada nos direitos humanos, e a melhor maneira para se preparar para esse tipo de redação é ficar atento aos noticiários do mundo.

Para auxiliar o preparo, uma pequena lista de possíveis temas para o Enem de 2016.

Intolerância: Um tema sempre em voga e que abrange uma gama de possibilidades de abordagens, principalmente na área de intolerância religiosa e intolerância de gênero. Procure reportagens e vídeos na internet. Uma boa opção é ler a revista Superinteressante do mês de setembro, que tem como tema de capa a intolerância religiosa.

Novos modelos da educação: O sistema tradicional de ensino vigora desde a Revolução Industrial, e são muitos os debates a respeito de novos métodos de ensino e aprendizagem, levando em consideração as formas de avaliação, a inserção da tecnologia e tantos outros. O documentário “Quando sinto que já sei” é um bom meio de conhecer esses novos modelos.

enem professor pedroConceito de família e o novo estatuto: Com a aprovação do Projeto de Lei 6583/2013, o conceito de família ficou definido como a união entre um homem e uma mulher, deixando de lado qualquer outra formação. Muitas discussões têm sido feitas, inclusive no site da Câmara dos Deputados, que disponibilizou uma enquete para saber a opinião popular sobre o Projeto de Lei.

Mobilidade urbana: Com o trânsito cada vez mais caótico nas grandes cidades, a poluição que se acumula, o tempo que se perde para se chegar ao destino, a precariedade do transporte público, o tema da mobilidade urbana é recorrente e pode ser pedido, neste ano.

Tentar adivinhar o tema que será escolhido para o Enem é uma mera cogitação, o importante é estar atento aos noticiários, informar-se, ler bastante e, principalmente, manter a calma!

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.