Programa Vizinhança Solidária é levado a mais áreas em Socorro

O Programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar foi estendido este mês a novas áreas em Socorro. Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, foram adquiridas 30 placas do programa, instaladas no último sábado (24) e segunda-feira (26) em ruas na área central da cidade e nos Jardins Jussara e Orlandi.
A proposta do programa é mobilizar moradores de um bairro ou comunidade local despertando neles a importância de ações e posturas para contribuir com a melhoria na segurança pública realizada pelas Polícias Civil e Militar e também Guarda Municipal, além disso o senso de solidariedade, pertencimento e empoderamento para juntos buscarem a Paz Social e melhoria da qualidade de vida. Os vizinhos não combatem diretamente a criminalidade, mas ficam de olho em tudo, como em pessoas em atitudes suspeitas e imediatamente comunicam a PM através do fone 190 ou a Guarda Municipal através do 153. Ainda podem fazer denúncias  de forma anônima assegurado o sigilo da pessoa do denunciante.

Idealizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o programa tem apoio da Polícia Civil, Guarda Municipal e do Conseg e, de acordo com a PM, se tornou como uma das mais eficientes ferramentas no combate à criminalidade.
Para participar, basta que moradores de um bairro ou comunidade manifestem interesse coletivo em aderir ao programa e procurem uma base da Polícia Militar para encaminhar a solicitação. Caso a adesão seja aprovada, a PM promove reuniões de mobilização com a comunidade, orientando sobre quais procedimentos deverão ser adotados. A adesão ao programa é gratuita.

“O Programa Vizinhança Solidária reforça que a Segurança Pública é dever do Estado, mas que também é uma responsabilidade que precisa ser compartilhada por todos. Só atingiremos o propósito de garantir mais segurança à população se contarmos com a efetiva participação da comunidade”, destaca o 1º Sargento Soares, comandante do Pelotão da PM em Socorro.
As placas do programa foram afixadas nas ruas Campos Salles, Treze de Maio, Coronel Germano, Odília Comito Dutra, Olívia T. D. M. Orlandi, Joana Reginato Sartori e Ettori Vacari. Além dos pontos que passaram a ser monitorados recentemente, o programa também se estende a bairros da zona rural, como Jaboticabal e Lavras de Baixo.