Projeto “As Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé” será desenvolvido em domingo

A cidade de Socorro tem uma zona rural extremamente importante com mais de 50 bairros. Em 2019 a cidade comemorou seus 190 anos ao longo dos quais nossa gente tem cultivado tradições que são consideradas como seu patrimônio imaterial como as congadas, o artesanato em bambu, a vassoura caipira. Dentro dessa herança cultural estão as benzedeiras, que carecem ainda de incentivo para que se tornem conhecidas, valorizadas e sua tradição preservada.

Nesse sentido, no novo ano que  começa, será desenvolvido o projeto  “As Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé”, que busca fortalecer e transmitir essa tradição entre gerações com foco nas benzedeiras de Socorro, fazendo um mapeamento dessa tradição, que mesmo cada vez mais rara nos centros urbanos, é ainda extremamente ativa nos bairros da nossa zona rural, colaborando com sua continuidade.

O projeto prevê primeiramente um trabalho de cunho antropológico feito por meio de entrevistas e pesquisa de campo nos diferentes bairros da zona rural da cidade, que ainda têm benzedeiras. Oficinas de contações de história em torno delas serão oferecidas gratuitamente para um público infanto juvenil. Atividades de formação e capacitação sobre o assunto serão dirigidas a um público mais específico de pesquisadores em cultura tradicional e popular, artistas interessados nessa tradição, estudantes de sociologia e antropologia etc.

Fechando o projeto será realizada uma exposição no Museu Municipal com as fotos, registrando a pesquisa de campo e obras criadas por artistas convidados em torno do tema. O conjunto vai compor um livro de arte, que será publicado pelo ITC, Instituto Totem Cultural, associação e editora da nossa cidade.

Marinilda Boulay, coordenadora do projeto e presidente do ITC, acrescenta: “estamos muito felizes por termos sido contemplados com um prêmio do Governo do Estado de São Paulo, através da sua Secretaria da Cultura e do ProAC, Programa de Ação Cultural para realizar esse projeto. “As Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé” tem suas metas focadas no trabalho de transmissão da tradição das benzedeiras, e no entendimento da importância que elas têm para nossa cultura caipira do interior do Estado. Mesmo no século XXI, era essencialmente tecnológica e materialista, as benzedeiras continuam atraindo pessoas de vários credos, trazendo-lhes paz e a cura através da fé”.

Saber mais: totemcultural.org.br

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.