Projeto de Alex Silva e Departamento de Esportes inaugura escola de futebol de campo

Alex Silva e seu pai Amaral, na redação do Jornal O Município

Com a proposta de incentivar e reativar o futebol de campo em Socorro, o ex-jogador de futebol Alex Silva, seu pai Amaral e seu irmão Andrei, em parceria com o Departamento de Esportes da Prefeitura, inauguraram na sexta-feira, dia 16 de outubro, a escolinha de futebol AS04 Esportes. O trio esteve em nossa redação para falar sobre o projeto, na companhia do secretário de Esportes, o Goi e dos professores Xuxa e Robson. Acompanhe:

Formando cidadãos

Com a metodologia elaborada pelos três: Alex, Andrei e Amaral, o projeto AS04 Esportes é focado no desenvolvimento do cidadão: além do treinamento, realizado três vezes por semana – para crianças de cinco anos até adolescentes de dezessete –, os alunos terão acompanhamento de estudos e contarão com uma equipe multidisciplinar com nutricionista, professores – dentre eles dois ex-atletas profissionais – e educador físico.

Alex também destaca outra face do AS04 Esportes: mostrar aos alunos as abrangências do futebol: uma área que emprega vários profissionais como fisioterapeutas, preparadores físicos, árbitros, gerentes e diretores de clubes; para a criança já desenvolver uma mentalidade focada. “O futebol é o carro chefe. Ele une todas as outras áreas, é paixão, é sentimento”, comenta.

Ele completa, dizendo: “Vamos auxiliar as famílias que, junto com o esporte, podem deixar as crianças e adolescentes longe de tudo de ruim que o mundo oferece. Devo minhas conquistas ao esporte e quero retribuir ao esporte tudo o que ele me deu. O trabalho social que tive na infância, com todos os professores, principalmente o meu pai, que hoje está ao meu lado, me fez ficar longe das coisas erradas. Quero estar no campo, junto com elas”. Para Amaral, a importância também é preventiva: “Criança no esporte é saúde, educação, disciplina, socialização, que no futuro ela terá todo esse alicerce”.

“O projeto não se limita dentro das quatro linhas: queremos envolver os pais, os familiares, para mudar de fato a vida dessas crianças, criar um centro de convivência com reuniões e acompanhamento”, ressalta o gestor Andrei.

Os treinos serão de quarta, sexta-feira e sábado. Quarta e sexta das 8h00 às 17h30 e aos sábados das 8h às 13h. Até o final do ano, os treinos acontecem no campo da Associação Atlética Socorrense e em 2021, passarão para o Parque da Cidade. As matrículas já estão abertas e podem ser feitas no campo da Associação nos dias de treinamento.

Os ouros da casa

Xuxa e Robson, integrantes do projeto, também opinam sobre essa nova modalidade de esporte na cidade:

“Estamos empolgados e felizes com esse projeto inovador, vindo num momento complicado, em que nossas crianças estão cada vez mais partindo para os jogos eletrônicos. Vamos mostrar o prazer de praticar um esporte ao ar livre. É abrir portas para elas e sentimos honrados em fazer parte de uma iniciativa que irá trazer muitos frutos para a cidade. Queremos ressaltar que não é um projeto que ‘tire’ alunos de nenhuma escola paga: a intenção é trazer de volta o futebol de campo em Socorro, incentivá-las e oferecer mais uma modalidade de esporte”, descrevem Xuxa e Robson.

Para Goi, a imagem que o Alex Silva representa é de suma importância, pois aproxima a realidade de que um jogador de renome internacional também passou pelas mesmas etapas até ser revelado em um grande clube. “Acredito que a contratação do seu Amaral que por anos teve escola de futebol e que colocou dois de seus filhos na Seleção Brasileira é uma espécie de cereja no bolo desse crescimento que o esporte vem tendo ultimamente. Esse projeto vai mudar o futebol de Socorro. Com certeza poderemos dar oportunidades que a minha geração não teve para ir mais longe”, revela o secretário de Esportes.

Carlos Henrique (Goi), Andrei, prof Robson, Amaral, Alex Silva e prof Xuxa

Agradecimentos

Alex Silva, Amaral e Andrei agradecem a toda população pela receptividade e acolhida. Pela oportunidade, nas pessoas de Goi, Xuxa e Robson, ao Pimenta da Secretaria de Cidadanina e ao jornal O Município.

*Natural de Amparo, Alex Silva foi revelado pelo Vitória, fazendo carreira em grandes clubes como o São Paulo, o Flamengo e o Cruzeiro. Foi convocado para a Seleção Brasileira na Copa América de 2007 e para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Aposentado, o atleta agora investe na formação cidadã de crianças e adolescentes aliada ao Esporte.