Projeto Instante 58 continua nesta terça-feira, com o primeiro workshop

O projeto Instante 58 começou no último sábado, dia 9, na Biblioteca Municipal de Socorro, e segue até o dia 6 de abril.

Os 58 participantes contemplados pelo projeto se  beneficiarão de workshops e laboratórios de criação gratuitos para realizar seus vídeos com celulares. Todos eles serão premiados pela participação no projeto.

Coordenado por Marinilda Boulay, entre os palestrantes convidados do “Instante 58” estão profissionais que realizam um importante trabalho voltado para o audiovisual: Rafael Piffer, Priscila Juliê e Lineker Lima. Rafael e Priscila atuam também prestando serviços à Fundação São Pedro de Amparo. Entidade que desde 2000, propõe atividades de cunho cultural e educacional, realizando principalmente eventos, oficinas e cursos, voltados à produção audiovisual.

Priscila Juliê ministrará amanhã, dia 12/2, às 19h, o primeiro workshop da programação, em torno do “Roteiro”. De acordo com Priscila, qualquer pessoa é capaz de escrever um roteiro, desde que tenha força de vontade em querer buscar conhecimentos que lhe darão a base para desenvolver suas ideias.

Priscila e Rafael realizaram a produção de um documentário, aprovado pela Lei Rouanet, que passou por 16 cidades brasileiras registrando a cultura de 14 Estados. Em cada cidade, ministraram uma oficina de produção audiovisual, cujo resultado foi o curta-metragem “Culturas da Minha Terra”, exibido em vários festivais, e do qual gravam atualmente a continuidade. Rafael pontua: “O cinema foi a forma mais fácil que encontrei de brincar depois de adulto, e interagir com Deus”. A oficina de produção e edição será ministrada por ele, na sexta-feira, dia 15/2, às 19h.

Completam esse sólido time de profissionais Gabriel Perre e Lucas Chaves, do ICA- Instituto Cultura e Arte, que gera o Conservatório Municipal de Socorro, em torno das atividades ligadas às trilhas sonoras. Magda Moraes, traz as novas tecnologias, focando na criação e edição de vídeos com celulares. Completa a formação dos participantes Romeu Melo, na pós-produção e marketing digital.

Com as informações recebidas, os participantes vão criar, escrever e gravar 58 vídeos de 58 segundos cada um com celulares, que além de serem postados no Instagram do projeto @Instante 58, e difundidos nas redes sociais, serão exibidos num fórum aberto ao público, nos dias 5 e 6 de abril.

O projeto Instante 58 é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa, ProAC – Programa de Ação Cultural, e a Totem com o apoio da Prefeitura de Socorro, através da sua Secretaria da Cultura e Biblioteca Municipal, ComupC, Comtur, ITC, ICA, Interact e Jornal O Município de Socorro.

Confira a programação do Instante 58

De 9 de fevereiro a 6 de abril – 19h
Biblioteca Municipal de Socorro
Rua Campos Sales, 177 – Centro
Socorro-SP
A formação e todas as outras atividades são gratuitas

Workshops – Fevereiro – todos às 19h
12/02 (3ªf)
– Priscila Juliê – Roteiro
15/02 (6ªf) – Rafel Piffer – Produção e edição
19/02 (3ªf) – Gabriel Perre – Trilha Sonora
22/02 (6ªf) – Lineker Lima – Iluminação e fotografia

Laboratórios de criação – fevereiro e março – todos às 19h
26/02 (3ªf)
– Priscila Juliê – Roteiro
28/02 (5ªf) – Rafel Piffer – Produção e edição
19/03 (3ªf) – Lucas Chaves – Trilha Sonora
22/03 (6ªf) – Romeu Melo – Pós-Produção e Marketing digital

Fórum: “A transformação digital no século XXI”
5 (sexta-feira) e 6 (sábado) de abril – 19h

Em presença dos palestrantes e participantes.
Aberto ao público em geral e gratuito

Mais informações:

totemcultural.org.br/instante-58/