Socorro tem primeira mulher fisioterapeuta bike fitter

Bike fit é um ajuste voltado para adequar a bicicleta totalmente ao tipo físico do ciclista. Em outras palavras, é deixar a bike só para você – a máquina se torna uma extensão do corpo do ciclista.

Esse serviço é feito por um bike fitter, um profissional que, por meio de medições e de equipamentos, constata todos os membros envolvidos no exercício do pedal e como o seu corpo se comporta durante a pedalada. Esses fatores são avaliados para fazer ajustes na bicicleta. Em Socorro, esse trabalho começa a ser desempenhado por Naiana Sartori. Fisioterapeuta, formada há 10 anos pela USF, ela trabalha com RPG e Pilates, tendo especialização em neurologia pelo hospital Albert Einstein, coluna vertebral e suas patologias – hernia de disco. Confira entrevista:

Qual a importância do Bike Fit?

É muito importante para qualquer ciclista, do iniciante ao profissional. Já que assim, a bicicleta fica ajustada de acordo com o biotipo da pessoa, evitando lesões e melhorando a experiência do pedal, com maior rendimento e ergonomia.

É recomendado que o ajuste seja feito pelo menos a cada oito meses. A justificativa é a de que o corpo passa por alterações constantes. Ou seja, você não tem o mesmo perfil no pedal na segunda-feira à noite e no sábado de manhã. Há vários fatores que influenciam nas mudanças do seu corpo, que vão desde alimentares, físicos e até psicológicos. Cada situação promove mudanças, mesmo que ligeiras, no organismo e que se refletem no corpo como um todo.

Dessa forma, o bike fit não é um objetivo a ser alcançado e concluído apenas uma vez; mas sim, um processo que deve ser sempre feito e revisado, para só então garantir o melhor desempenho e saúde nos pedais.

Como funciona o Bike Fit?

Os ajustes garantem desde um maior rendimento no pedal até a preservação da sua saúde, evitando dores em mãos, região lombar, pescoço e pernas. Além de não forçar nenhuma peça da bicicleta, que pode estar errada para o seu tipo físico.

Não necessariamente as peças serão trocadas em um bike fit. Dependendo da situação, algumas servem para o biotipo do ciclista, sendo necessário apenas um ajuste de altura ou ângulo.

Existem dois tipos de bike fit: para aqueles que querem comprar uma bicicleta, porém gostariam de saber qual a mais adequada para seu biotipo, e para aqueles que já tem uma bicicleta e gostariam de ajustar e melhorar seu rendimento na bike.

Quais as vantagens de se fazer com um fisioterapeuta?

Como um profissional da área da saúde,  que tem vasto conhecimento sobre anatomia, ergonomia e lesões, se torna mais detalhado e específico o Bike Fit. Sempre levando em consideração as patologias já existentes,  como o biótipo e a performance de cada indivíduo.

Qual público está atendendo?

Mulheres e homens de qualquer idade, de iniciante até avançado. Minha especialidade são as Mountain Bike.

Saiba mais

Agende sua avaliação para o bike fit através do (19) 99737-7077 – WhatsApp.

 

 

 

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.