Tênis: benefício desde a infância, por toda a vida  

Na infância, os esportes mais procurados pelos pais para matricular seus filhos são a natação e o futebol. Mas o tênis é uma prática que vem crescendo cada vez mais e ganhando novos adeptos mirins, no país. Além de contribuir no desenvolvimento físico, o esporte traz diversos benefícios para as crianças. “Primeiramente, por desenvolver habilidades sociais e a afetividade e por estimular o trabalho em equipe, mas podemos listar entre os benefícios, também, o desenvolver das capacidades físicas e as estruturas psicomotoras, da inteligência lógica matemática, da autoestima, do planejamento estratégico, da forma de lidar e administrar erros, e a disciplinar, entre outros”, afirma o professor Elder Oliveira, professor da WTC, especialista em iniciação no tênis, formado em Educação Física e Pedagogia.

Segundo ele, o esporte auxilia muito no desenvolvimento da psicomotricidade, por exemplo, pois, durante sua prática, é possível estimular noção de espaço e tempo, equilíbrio, lateralidade, noção corporal e a coordenação motora, por meio de exercícios específicos, resultando numa melhora significativa no desempenho das crianças.

Nesta semana, a Winner Tennis Center iniciou uma nova turma, com limite de 8 alunos, para crianças com idades entre 6 e 9 anos. “As crianças vão aprender a jogar tênis, se divertindo. As aulas em grupos são um grande diferencial, pois desta forma, tornam-se mais dinâmicas, divertidas e proporcionam sociabilização e desafios diferentes”, explica ele.

Ciente de que cada aluno tem sua individualidade, essa metodologia vem explorar o máximo de conhecimento, proporcionando um desenvolvimento completo do aluno, tanto no corpo quanto na mente, e propõe que o aluno aprenda a pensar, resolver problemas e agir dentro de um bom ambiente. “Na aula são desenvolvidos aspectos motores, técnicos e táticos do jogo de tênis, todos voltados aos aspectos psicológicos como confiança e concentração, e aspectos educacionais como respeito e resolução de problemas”, afirma o professor, que também ministra aulas das escolas Monte Castello e Colégio Objetivo.

Elder conta que esta metodologia de aulas em grupo une os quatro pilares da educação da UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e é aliado à metodologia ativa e construtivista e o método play andstay da ITF (Federação Internacional de Tênis). “Assim, acreditamos formar jogadores mais inteligentes, que não se preocupem apenas com a execução do gesto técnico e, sim, com a compreensão do jogo em si”, completa ele.

Benefícios
Entre os benefícios das aulas em grupo estão a sociabilização, já que, a cada aula, é possível encontrar amigos e fazer novas amizades; os desafios, pois nenhuma bola no tênis é igual à outra, ou seja, com mais parceiros, maior será a diversidades de bolas que virão para você rebater, tornando-o um jogador mais completo e um jogador mais inteligente; menores custos, já que os valores da aula e da quadra serão divididos com o grupo de pessoas; diversão, com aulas mais dinâmicas, com diversos jogos; aprendizado, já que nestas aulas o aluno terá oportunidade de conhecer pessoas para praticar fora do horário de aula, o que é essencial para o desenvolvimento em qualquer modalidade; ambiente, ou seja, amigos, diversão e prática esportiva, tudo isso gera um ambiente rico e saudável que, com certeza, são ingredientes para as pessoas terem mais motivação, retornarem para as próximas aulas e tornarem-se consumidores de aulas e materiais ligados ao tênis; desenvolvimento da modalidade, pois, aulas em grupo proporcionam oportunidades para todos, ou seja, mais crianças praticando junto com os amigos e isso, com o tempo, aumenta o número de praticantes e, consequentemente, desenvolve a modalidade no país.

Confira 5 motivos para estimular a prática do tênis na infância:

1 – Não há idade mínima para começar a praticar
O tênis é uma modalidade inclusiva, que permite a participação de crianças e adultos de todas as idades. No entanto, se praticado desde o início, o indivíduo será acompanhado dos benefícios, por mais tempo. “A partir dos três anos de idade, já é possível iniciar uma criança no esporte. Nos primeiros anos, de maneira mais lúdica e, conforme a criança vai dominando o corpo e adquirindo capacidades físicas, começamos a trabalhar os movimentos técnicos do tênis”, destaca Elder.

2 – Auxilia no desenvolvimento físico da criança
Por ser uma atividade física completa, que requer força, agilidade e flexibilidade, o tênis desenvolve importantes qualidades, como a coordenação motora, a psicomotricidade e os reflexos. Ajuda no fortalecimento, na tonificação muscular e aumenta a capacidade aeróbica. “Isso tudo somado à potência do movimento de batida na bola, à sensibilidade de se manusear a raquete e ao controle do espaço da quadra”, explica Elder.

3 – Estimula o pensamento lógico e melhora o rendimento escolar
Um dos grandes diferenciais do tênis frente a outras modalidades esportivas é o desenvolvimento do pensamento lógico, estimulado pela contagem de pontos e pela construção de estratégias, durante o jogo. “Com o avanço das tecnologias, as crianças acabam tendo acesso a muita informação ao mesmo tempo, o que muitas vezes acaba por dificultar sua atenção e concentração. Com o tênis, temos visto melhorias significativas no rendimento escolar”, comenta o professor.

4 – É um grande aliado na sociabilidade e comunicabilidade
As aulas de tênis na infância também são um estímulo para a comunicação e a sociabilização. A criança faz novos amigos e, ao mesmo tempo, cria um senso de responsabilidade, ao perceber que, para melhorar no esporte, deve treinar constantemente. “Benefícios como a disciplina, o valor do esforço, o trabalho em equipe e o sentido de responsabilidade serão decisivos para que a criança desenvolva habilidades de comunicação e a percepção do seu papel na sociedade”.

5 – Atua no fortalecimento emocional da criança
Além dos fatores físicos e técnicos, competir faz a criança lidar com o fator emocional, que é decisivo em seu desempenho, combatendo alguns males modernos, como o estresse, a depressão e a ansiedade. “Emoções como a frustração da derrota ou a excitação da vitória são muito importantes para a vida de qualquer pessoa. Isso, claro, desde que a criança esteja bem preparada e estruturada para competir”, finaliza Elder.

Serviço
A Academia Winner Tênis Center fica à Estrada Lavras de Cima, km 2. Outras informações podem ser obtidas pelo fone (19) 99797-9284 (Elder), (19) 99714-6283 (Jorge) ou (19) 99725-5623 (Tubarão).

Compartilhar/Favoritos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você deve ser de logged em para postar um comentário.