O profissional cirurgião-dentista Luiz Antonio Valdo é bastante conhecido pelos socorrenses, pois desde sua formatura, em 1975, atua na área. O que poucas pessoas conheciam era o seu dom às artes plásticas, de modo especial às esculturas contemporâneas, com as quais já ganhou um prêmio, o terceiro lugar no 3º MAPS – Mostra de Artes Plásticas Edmur Godoy, realizada em homenagem ao idealizador da mostra, o artista plástico e designer Edmur Godoy, seu amigo desde a adolescência.
Luiz Valdo conta que eles foram colegas no Ginásio e Escola Normal, e faziam muitos trabalhos, juntos. Durante seu tempo de estudante universitário, em Campinas, para ajudar a pagar seus estudos, Luiz Valdo expunha e vendia seus quadros na Feira Hippie de Campinas, no Largo da Conceição.
Mas, a odontologia era o sonho maior, e também por falta de tempo, ele deixou a arte de lado, fazendo algumas obras, de vez em quando. E assim ela ficou adormecida, até receber o convite de Derek Destito Vertino, coordenador do Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz, onde aconteceria a 3ª MAPS. E foi em homenagem ao amigo que Luiz Valdo preparou três esculturas, feitas com material reciclado, e foi com a escultura a qual deu o nome de “Sustent-Ação – A arte da vida”, que foi contemplado com o prêmio de 3º lugar, na categoria Escultura, em dezembro de 2015.
“Foi quando joguei água na planta e comecei a criar algumas coisas. Tive muito apoio do Ulysses Farias, da Elsa, do Paulo e do Elcio, que me estimularam, e acabei abrindo uma brecha no meu trabalho para voltar a fazer arte, embora com um tempo escasso. E para não fazer “bagunça” em casa, acabei abrindo um atelier, onde trabalho com maior tranquilidade”, conta o artista plástico.
Assim como na odontologia, que também necessita da parte artística, com escultura dental em cera, ele começou suas obras de arte, pensando primeiro na obra, em seu nome, faz um projeto no papel e só depois começava a sua criação. Mas, já começa um caminho inverso: acha o material – grande parte presente de amigos –, pesquisa, surge o nome e parte para a escultura. Isso também o ajuda a relaxar do trabalho odontológico e, assim, já tem 18 peças em seu acervo.
Depois da MAPS, participou da 2ª exposição, solo, em Limeira, no Dia Internacional da Mulher. A 3ª exposição, também solo, foi em Serra Negra, no Hotel Biasi, durante uma convenção do Lions Clube Internacional. A 4ª exposição, conjunta, foi em Itapira, na 13ª Mostras de Arte Moderna e Contemporânea.
“Eu não esperava uma resposta tão positiva, e como isso está acontecendo, fico muito feliz com o retorno dos visitantes e do questionamento que fazem sobre minhas obras. Gosto de estar com eles e falar um pouco do processo de criação. Está sendo estimulante”, ressalta.
E, a convite do empresário José Fernandes Franco, está preparando sua 5ª exposição, que acontecerá no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, em data a definir, e na qual suas obras também estarão à venda.
“Enquanto a peça se encontra em meu atelier, ela é minha. Mas quando sai para uma exposição, quando o observador sente alguma coisa pela obra, ela já não pertence só a mim, mas também a quem olha para ela e faz suas observações”, encerra o cirurgião-dentista artista plástico, que conta com o apoio irrestrito da esposa Ivany Zulmira, dos filhos Andressa, Magele e Karan, e dos netos Felipe, Pedro e Henrique que, certamente, são os fãs mais fieis.
Luiz Valdo também é palestrante comportamental, por meio do CrerSer – Voar e chegar sem limites: gestão de talentos – cursos – palestras e conferências.
Contato com o cirurgião-dentista e artista plástico: MultPrev – Rua Sebastião Teixeira Paiva, nº 65 – fone: (19) 3895-1617 / celular: (19) 98180-4545 – e-mail: luiz.valdo@multprev.com.br.