A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro contará com um novo pároco, a partir de janeiro de 2017. Até o final do ano, permanece na paróquia Santa Terezinha, em Bragança Paulista.
O padre Sebastião de Moraes Dantas, socorrense, esteve em nossa redação, acompanhado pelo padre Roberto Cavasa, da paróquia Coração Imaculado de Maria, também de Bragança Paulista, para falar um pouco dessa mudança e de suas expectativas por estar voltando à terra Natal.
Ele nasceu no dia 19 de fevereiro de 1958, na Santa Casa de Misericórdia de Socorro, terceiro filho do casal José de Moraes Dantas e Olívia Stracci Dantas, produtores rurais do Bairro Moraes. Cresceu ao lado dos irmãos Antonio, Maria, Luiz, Tereza, Lourdes, João, Paulo e Elizabete.
A família é católica e desde criança, nas missas celebradas em latim pelo monsenhor José do Patrocínio Gonçalves, ele achava bonito e gostava de assisti-las. Os amigos da infância o chamavam de “padre”, mas foi na juventude que voltou, forte, a vontade de se tornar sacerdote e dedicar-se a essa missão.
Foi, então, estudar no seminário de Bragança Paulista e, depois, em Aparecida. Filosofia ele cursou em São Paulo, na FAI – Faculdades Associadas do Ipiranga, e Teologia, ele estudou na Faculdade Nossa Senhora Assunção, também em São Paulo.
Foi ordenado Diácono no dia 10 de março de 1989 e ficou em Socorro, junto com o padre Líbero Zappone, até sua ordenação a padre, no dia 10 de dezembro desse ano.
Sua missão começou na Igreja Santa Terezinha, onde ficou por 18 anos, em outras paróquias, por 3 anos, voltando depois para a Igreja Santa Terezinha, por 6 anos, até agora, quando assume a paróquia, em Socorro.
Quando soube que o bispo pretendia fazer mudanças, na diocese, e que Socorro estava incluída nessa mudança, pediu para vir para cá, e foi atendido.
“Quando o padre Líbero saiu, era para eu ter vindo, mas, na época, não deu certo. Agora, felizmente, vou voltar a Socorro, como sempre desejei. É uma benção! O papel do padre é de pastor, profeta, sacerdote… É o que vai unir, acolher as pessoas. Como futuro pastor da comunidade, eu estou vindo para fazer a diferença, fazer a ponte, para ajudar o povo a chegar a Deus. Vou trazer a mensagem da paz, do amor, da ternura, que é própria do pastor, ainda mais sendo filho da cidade”, destaca padre Sebastião que, em nova oportunidade, vai falar um pouco mais sobre as ações que pretende desenvolver.
Ele aproveita para convidar toda a comunidade para sua posse – normalmente feita pelo bispo –, a realizar-se no dia 6, às 19h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O bom filho à casa torna!