2º Dia “D” da Campanha de Vacinação contra sarampo e paralisia infantil acontece neste sábado

Leitura obrigatória

Neste sábado, 18 de agosto, acontece o 2º Dia “D” da campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) em oito postos de saúde: Aparecidinha, Jardim Araújo, Oratório, Salto, Santa Cruz, São Bento, Vila Palmira e Centro de Saúde II (Posto Central), das 8h às 17h.

Apenas crianças a partir de 12 meses até menores de 5 anos serão vacinadas no Dia “D”. Nos demais dias da campanha, que vai até 31 de agosto, também são imunizados os adultos que não tomaram a vacina na infância, mantendo, assim, a caderneta vacinal atualizada.

Pessoas com até 29 anos devem ter tomado duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Já para os maiores de 30 anos, apenas uma dose é considerada suficiente.

Os pacientes devem apresentar a carteira de vacinação no posto de saúde. Quem não a possuir, deve levar um documento com foto para tomar a vacina.

Até a manhã da última terça-feira (13), 502 crianças haviam sido vacinadas contra poliomielite e 490 contra sarampo, o que corresponde a 30,13% e 29,41% do total de crianças a serem vacinadas, respectivamente. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 95% das crianças nessa faixa etária.

Brasil registra surto de sarampo em dois estados

O sarampo havia sido erradicado em todo continente americano no ano de 2016, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas o vírus voltou a circular em onze países das Américas em 2018, um deles o Brasil. Já são seis estados com registro da doença: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, estes dois últimos com surto.

“É muito importante que os pais levem seus filhos para tomar a vacina. O percentual de cobertura ainda está baixo”, alerta a chefe do serviço de saúde da família de Socorro, Alana Franceschetti. Até o momento, Socorro não registra casos de sarampo, rubéola ou poliomielite.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias