Os vírus de computador podem ser um pesadelo. Alguns conseguem limpar toda a informação contida no disco rígido, travar o tráfego de uma rede por horas, transformar uma máquina inocente em um zumbi e enviar cópias deles mesmos para outros PCs. Se você nunca teve uma máquina infectada por um vírus, então pode estar se perguntando o porquê de toda essa comoção. Mas a preocupação é compreensível.
Para falar sobre a ameaça e como os vírus atacam os sistemas operacionais dos computadores, entrevistamos Reginaldo Magon, formado em ICS – Linux Network Engineer e CEH – Certified Ethical Hacker, e que trabalha na Inove Informática.
OM – O que são vírus?
Um vírus nada mais é do que um programa ou parte de um programa de computador, geralmente malicioso, desenvolvido por programadores. Da mesma forma que um vírus biológico, tem como funções básicas infectar sistemas, duplicar-se e tentar se espalhar por outros arquivos e computadores.
OM – Como e por que eles aparecem no meu computador?
A forma mais comum de contaminação é pela ingenuidade ou descuido do usuário, que executa um arquivo infectado. A contaminação pode ocorrer de diversas formas, como, por exemplo, por meio de arquivos infectados em emails, downloads, links maliciosos em sites ou redes sociais, pen drives e outras mídias removíveis.
Outra forma de contaminação é por meio da exploração de falhas do Sistema Operacional, que se encontra sem correções de vulnerabilidades conhecidas.
OM – São eles que disparam meu e-mail sozinho?
Na verdade não são exatamente os vírus que disparam seu e-mail automaticamente. Nesse caso, eles são chamados de Worms (verme, em português) e, explicando de forma simplificada: nada mais é do que um programa semelhante a um vírus, enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar; o worm pode se autorreplicar, deletar arquivos, enviar emails etc. Ainda existem os Bots e botnets que também enviam spam por meio do seu computador.
OM – O que é um cracker?
Cracker é uma pessoa que tem muito conhecimento sobre informática e usa suas habilidades de forma ilegal ou sem ética, para quebrar códigos de segurança, roubar dados, obter senhas de acesso de redes, acessar contas bancárias etc.
Diferentemente do que é conhecido pela maioria dos usuários e pela mídia, hackers e crackers possuem conhecimentos equivalentes, mas propósitos diferentes. Enquanto o primeiro grupo busca tornar a informática acessível e segura, apontando possíveis falhas de um sistema, o segundo grupo invade computadores e quebra sistemas de segurança, procurando lucrar o máximo possível com a ação.
OM – Qual o interesse dele no meu computador?
O interesse básico do cracker em seu computador é o roubo de senhas, por exemplo, de contas bancárias e números de cartões de crédito e consequente desvio de dinheiro, o envio de spam, o uso da sua rede e equipamentos para invadir outros computadores ou efetuar ataques de negação de serviços, entre outros motivos não lícitos.
OM – Quais os crimes cibernéticos que você considera mais graves?
Em minha opinião, os crimes cibernéticos mais graves são o Cyberbullyng, que tem a intenção de ferir ou constranger outra pessoa, e a Pornografia Infantil, pela qual pedófilos fazem a troca de vídeos e fotos de pessoas que abusam sexualmente de crianças e adolescentes.
OM – É mais fácil proteger ou atacar um computador?
É muito mais fácil atacar um computador, já que para isso podemos utilizar diversas ferramentas e técnicas para obter acesso, explorar vulnerabilidades conhecidas do sistema operacional e que não foram corrigidas pelo usuário ou até mesmo pela ingenuidade e curiosidade do usuário, que fatalmente irá clicar num link malicioso enviado por email ou disponível numa rede social, por exemplo.
Já para proteger o computador, precisaremos conhecer as técnicas de invasão utilizadas e as falhas que nossos equipamentos possuem e depois disso efetuar as correções disponíveis e dificultar ao máximo o ataque, digo dificultar, porque impedir é impossível.
Em algumas empresas fazemos auditoria de invasão que mostra todas as falhas que a empresa possui e, com base nessa auditoria, são efetuadas correções e tomadas providências para diminuir o risco de um ataque externo ou até mesmo, em alguns casos, ataque interno.
OM – Como proteger meu computador? Recomenda algum programa de proteção?
A primeira e mais importante forma de proteção é ter atenção redobrada a tudo que se faz no computador, ter as últimas atualizações de segurança do sistema operacional instaladas, além de alguns programas que ajudam a aumentar o nível de proteção (antivírus, firewall e anti-spyware)
OM – De quanto em quanto tempo é necessário fazer a revisão no PC?
No que diz respeito aos softwares e sistema operacional isso varia de acordo com o perfil do usuário e não é possível determinar um tempo exato para uma revisão, mas sempre que perceber algo anormal no computador é bom procurar um especialista para fazer uma verificação, para saber se o sistema não se encontra comprometido ou infectado por algo nocivo.
OM – Algo mais?
Segurança da informação é um assunto muito amplo e que deve estar presente em nossas vidas; todos nós devemos estar atentos ao que acontece no mundo virtual, uma vez que reflete muito do nosso dia a dia. Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser saber mais, siga meu perfil no twitter: @mago_on
O fone da Inove é: 3855-3301.