Para cada dor em nosso corpo existe uma causa. Muitas vezes, a dor aparece em decorrência de uma lesão; no entanto, a forma como nos movimentamos e como usamos o nosso corpo ao longo da vida pode trazer consequências a longo prazo.
“Cada pessoa é única e passou por condições diferentes de qualquer outra ao longo de sua vida. Aqui na Promises Fisioterapia, utilizamos a osteopatia, uma técnica que trata o paciente com exclusividade, olhando-o como um todo”, explica o fisioterapeuta Vitor Moya Pinheiro.

“Neste tipo de tratamento, as condutas são diferentes para cada pessoa, de acordo com as disfunções do corpo e o histórico de vida dela. O corpo humano tem a capacidade de auto-curar, mas algo está acontecendo e o corpo não está conseguindo essa proeza, eu sou o profissional que trará o equilíbrio para o corpo, desta forma ele conseguirá se regenerar”, completa ele.

A osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento com metodologia própria cujo objetivo é restaurar as funções das estruturas e sistemas corporais como articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras e tecidos nervosos, vascular e linfático através da intervenção manual praticada pelo terapeuta.

A técnica é conhecida como uma terapia holística, uma vez que contempla o indivíduo como um todo. “No caso de um paciente que vai até o consultório queixando-se de dor lombar. Serão avaliados todos os possíveis mecanismos de adaptação que levaram a pessoa a apresentar esse quadro, como os pés, pelve e toda a coluna, além de avaliar o crânio, mandíbula e o seu sistema visceral (órgãos) ao invés de apenas tratar a sua região de queixa”, complementa Vitor, que falou um pouco sobre sua especialidade.

O que levou você a buscar esta técnica para trabalhar com seus pacientes?
O conhecimento do corpo nos mínimos detalhes, buscando dessa forma a real causa das dores no corpo. Desse modo buscando os melhores resultados clínicos para meus pacientes.

Quando uma pessoa deve procurar o tratamento osteopático?
Qualquer paciente que apresente sintomas de dor pode-se beneficiar com a osteopatia. Cada paciente recebe uma avaliação individualizada e minuciosa na qual são incluídas uma entrevista e exame físico; além de testes osteopáticos, ortopédicos e neurológicos visando buscar a(s) causa(s) de queixa do indivíduo e, assim, traçando uma conduta de tratamento. O atendimento demora em média entre 30 e 60 minutos e o tempo de tratamento depende da patologia apresentada pelo paciente, sendo, no entanto, muito rápido.

Cite algum caso de sucesso por meio do tratamento osteopata
Uma mulher, de 28 anos, procurou atendimento queixando-se de dor cervical acompanhada de cefaleia (dor de cabeça). Seus sintomas tiveram início no último ano, após alguns traumas familiares e aumento da pressão em seu ambiente de trabalho.
Por causa desta dor, seus hábitos diários se modificaram muito: passou a dormir pouco durante a noite e com alguns episódios de insônia; alimentação de pouca qualidade e níveis de stress emocional muito altos.

Quando realizamos a avaliação de ausculta geral (teste da osteopatia) foi identificada uma grande tensão na região gástrica, confirmada através de ausculta local. Quando questionei sobre sintomas gástricos a paciente confirmou que estava em tratamento de gastrite e esofagite.

Outro ponto de tensão importante foi a transição crâniocervical, a qual tem muita relação anatômica com tonturas e cefaleias por conta da vascularização do sistema nervoso central e, também com a região do estomago por conta da sua inervação parassimpática vagal.

Durante o tratamento foi realizado: manipulação visceral em região de estômago e esôfago; manipulação da coluna torácica (a qual leva a inervação simpática das estruturas correlacionadas durante a avaliação); manipulação crânio cervical para melhorar a passagem do nervo vago, o qual é responsável pela inervação parassimpática das estruturas disfuncionais encontradas; e liberação miofascial das musculaturas ao redor do pescoço. Lembrando que todas as técnicas são leves e não é para o paciente se sentir desconfortável. Após a primeira consulta a paciente relatou uma melhora de 70% de seus sintomas, incluindo a queimação do estômago. Foram realizadas 3 consultas e os sintomas estavam 100% melhores.

Em quais outros tipos de tratamento você atua?
Dores na coluna vertebral, hérnias de disco, lombalgias, dorsalgias e cervicalgias.
Nos membros inferiores como as ciáticas, tendinites, entorses e artrose, dor no joelho, tornozelo e pés.
Nos membros superiores como as cervicobraquialgias (dor e/ou formigamento por todo o braço), tendinites etc.
Dor de cabeça e na ATM (articulação têmporo-mandibular)

Algo mais?
Aqui na Clínica também trabalhamos com o método Pilates. Caso alguém tenha interesse em conhecer o método, estamos à disposição.

Serviço
Para saber mais sobre os atendimentos da Promises Fisioterapia entre em contato pelo WhatsApp (19) 99900-2910