Aeroporto de Socorro recebe outorga da Secretaria da Aviação Civil

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Hoje em dia, quando se fala em turismo, a palavra chave é “conectividade”, ou seja, as formas de transportes entre as cidades de onde vêm os turistas, com o destino turístico.

Quando os destinos são somente terrestres, limita-se ao chamado “turismo de proximidade”, ou seja, recebe a grande maioria de seus turistas das cidades que estão a menos de 150 km.

O grande passo para que um destino turístico cresça, não só em quantidade, mas em novos perfis de turistas, atingindo um raio muito maior, praticamente todo o planeta, é a implantação do transporte aéreo. A experiência tem mostrado que os destinos que recebem linhas aéreas, juntamente com um plano de divulgação e da preparação dos hotéis e atrativos para receber novos tipos de turistas, têm alcançado sucesso.

O aeroporto de Socorro deu um passo importante rumo à sua homologação; recebeu, em novembro, a outorga da Secretaria da Aviação Civil. O próximo passo é o departamento técnico da ANAC emitir a homologação, colocando o aeroporto no ROTAER, ou seja, na lista em que constam todos os aeroportos brasileiros, cada um com um indicativo de 4 letras, no qual os pilotos se baseiam para fazer seus planos de voo. O documento já foi enviado para a ANAC, as obras do aeroporto estão praticamente prontas e, agora, só teremos que esperar a inspeção dos órgãos competentes.

Nesta primeira fase, o aeroporto será homologado com 800m de pista de terra, mas a Prefeitura já tem estudos para o asfaltamento, no próximo ano. Com esse comprimento, o aeroporto pode receber aeronaves da aviação regional, que interliga Socorro a aeroportos maiores como, por exemplo, Cumbica ou Viracopos. Também pode receber aviões privados, pois hoje o Brasil é o segundo país do mundo em quantidade desse tipo de avião. São aviões comprados para uso particular, principalmente para viagens de turismo. Esses proprietários ainda têm poucas opções de destinos turísticos com aeroportos com estrutura para recebê-los. Socorro será uma ótima opção para esse tipo de turista, de alto poder aquisitivo.

Este é o primeiro passo para consolidar o primeiro aeroporto do Circuito das Águas Paulista. No futuro, teremos que pensar na ampliação do comprimento da pista, para receber também aviões comerciais, vindos das diversas regiões brasileiras.

Além da importância para o turismo, o aeroporto também tem um papel social, pois, logo após sua inauguração, será instalado um curso para formação de construtores aeronáuticos e manutenção de aeronaves, além do curso de pilotos pelo Aeroclube de Socorro. Além disso, a partir do próximo ano, o aeroporto deverá receber visita de escolas para visitar o pequeno museu aeronáutico montado pelo empresário e piloto Dogeovele Freitas, para esse fim.

Projeto foi criado em 2008

O projeto do aeródromo de Socorro foi criado, no último ano de gestão do então prefeito José Mario de Faria, em 2008 e, desde o início, a verba utilizada nas obras veio dos governos Federal e Estadual, sem utilizar nenhuma verba municipal, ou seja, nenhum setor foi prejudicado. Em entrevista ao jornal, Sérgio Franco lembra que o primeiro Plano Diretor da cidade, do ano de 1951, já previa um aeroporto, com uma pista de mil metros.

Sobre a legalidade das atuais operações, de acordo com a legislação do Comando Aeronáutica, órgão responsável pelo controle de tráfego aéreo, por meio da ICA (Instrução do Comando da Aeronáutica) 100-04, Regras e Procedimentos Especiais de Tráfego Aéreo para Helicópteros, em locais não homologados ou registrados, “o pouso e/ou a decolagem em/de locais não homologados ou registrados podem ser realizados, como operação ocasional, sob total responsabilidade do operador e/ou do piloto em comando da aeronave, conforme aplicável, desde que sejam satisfeitas as condições estabelecidas pela ANAC”, informa a determinação.

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