Amparo terá o maior observatório astronômico do País

Uma parceria firmada entre a prefeitura e iniciativa privada vai trazer para Amparo, o maior observatório astronômico aberto à visitação pública do Brasil. O complexo a ser instalado no município terá ainda um moderníssimo planetário, uma estação meteorológica e espaço para realização de eventos.

O Polo Astronômico de Amparo tem investimento previsto de aproximadamente R$ 2,3 milhões e será construído em uma área que fica distante cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. Seu principal objetivo é programar atividades de ensino e difusão da Astronomia e ciências afins para estudantes, professores e interessados.

De acordo com o projeto apresentado ao prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob, o Polo Astronômico também vai realizar atividades culturais e de difusão científica para turistas e promoverá programas de pesquisas científicas. O espaço também será utilizado no desenvolvimento e testes de equipamentos técnicos de Astronomia.

A estrutura do Polo Astronômico de Amparo será construída em uma área de 54 mil metros quadrados, a 995 metros de altura em relação ao nível do mar. As construções dos prédios do complexo estão orçadas em R$ 900 mil e R$ 1,3 milhão é o custo estimado dos equipamentos a serem instalados.

O maior observatório astronômico do Brasil aberto ao público será equipado com quatro moderníssimos telescópios refletores computadorizados e com acesso remoto, com aberturas que variam de 350 a 700 milímetros, além de outros dois, sendo um exclusivamente dedicado para observação solar em H-alfa e luz visível.