Será no palco do Clube XV de Agosto, no dia 7 de julho, às 19h, que o violonista André Siqueira apresentará o show baseado no disco “Da outra margem: André Siqueira visita Toninho Ferragutti”, no qual ele celebra e interpreta o repertório do compositor e acordeonista brasileiro, Toninho Ferragutti. Tendo o próprio compositor como convidado, esta apresentação traz diferentes climas e sonoridades com solos e duos de violão e acordeom. Com improvisações na medida certa, o repertório atravessa as composições de Ferragutti, passeando por diferentes Brasis e trazendo ao público a excelência da interpretação dos dois músicos. 

O disco, produzido em 2021, surgiu da ousada ideia de transpor para o violão a riqueza musical característica do acordeom de Toninho Ferragutti. No processo de transcrições e arranjos, Siqueira fez escolhas meticulosas para garantir que a sonoridade do violão fosse capaz de incorporar as diversas articulações e fraseados próprios do acordeom. As tonalidades, e o uso de diferentes recursos violonísticos, como campanellas, acordes envolvendo cordas soltas e presas, scordatura, harmônicos naturais e artificiais, entre outros efeitos, foram cruciais para alcançar o objetivo proposto. O resultado é uma fusão surpreendente de sonoridades, onde o violão não apenas interpreta as composições de Ferragutti, mas também as transforma em uma linguagem única, rica em nuances e emoções.

Conheço o André e tenho muita admiração por ele há vários anos, por ser ele multi-instrumentista, compositor, ter interesse e conhecimento amplo da música popular e erudita.   Nossa amizade se estreitou há alguns anos, fizemos vários trabalhos juntos. Para minha felicidade, ele me vem com essa ideia de gravar um CD somente com minhas composições. Fiquei imensamente feliz e ao mesmo tempo admirado pelo fôlego de encarar um CD de violão solo, adaptando minhas músicas para seu instrumento”, conta Ferragutti. E finaliza, “Que felicidade é a minha em ouvir e participar deste trabalho”.

A violonista, compositora, produtora, orquestradora e professora de música francesa Eloudie Bouny opinou sobre esse trabalho: “Cada instrumento tem a sua particularidade, sua poesia, seu mundo, suas dificuldades e suas evidências. A sanfona, acordeon, gaita, é um instrumento tipicamente brasileiro (de norte a sul!) e tem como particularidade na sua construção, o fole, que lhe permite tocar notas longas com muita dinâmica e proporciona articulações sem grande dificuldade; sem dúvida são atributos invejáveis para o violonista, que sempre está tentando fazer de tudo para obter mais duração das notas e mais volume de som. Dito isso, poderíamos considerar que se engajar na empreitada de André Siqueira em trazer o acordeon para dentro do violão seria um desafio quase vão. Mas não é. Da outra margem proporciona uma paisagem (musical) vista de outro ponto de vista: É sim a mesma música, mas visto desde a outra margem.”

O projeto de circulação dos shows Da Outra Margem foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, com a elaboração, gestão e coordenação geral do projeto de Gisella Gonçalves, da Borandá Produções.

REPERTÓRIO:

  1. Quarentema 18 (Toninho Ferragutti)
  2. Egberto (Toninho Ferragutti)
  3. Quarentema 1 (Toninho Ferragutti)
  4. Canto da praia (André Siqueira)
  5. Quarentema 11 (Toninho Ferragutti)
  6. Serena (André Siqueira)
  7. Bagualina (Toninho Ferragutti)
  8. Serra abaixo (André Siqueira)
  9. Flamenta (Toninho Ferragutti)
  10. Nem sol, nem lua (Toninho Ferragutti)
  11. Frevo (André Siqueira)

FICHA TÉCNICA:

André Siqueira – violões e arranjos
Toninho Ferragutti – acordeom e composições