Aparelho a laser para eliminar pedras nos rins é grande novidade, em 1994  

Leitura obrigatória

O Município publica, na edição nº 3.841, de 9 de dezembro de 1994, a notícia de Amparo contar com um aparelho que elimina pedras do rim, sem cirurgia, o que era um grande avanço para a época, e que vinha para ajudar no tratamento dos pacientes de nossa região.

Amparo e região ganham aparelho que tira pedra de rim sem cirurgia

O setor de Urologia da Beneficência Portuguesa de Amparo, através do Centro de Tratamento de Cálculos Urinários, passará a contar com aparelho de Litotripsia (LITO – pedra, cálculo; TRIPSIA – quebrar) Extra Corpórea por ondas de choque, de última geração, da marca “LITHOMAX II”.

Este equipamento garante melhora acentuada no tratamento dos cálculos urinários, sejam eles situados no rim, ureter ou bexiga. Utilizando o sistema por ondas de choque, o aparelho tem aplicação externa, não requerendo incisões, cortes, furos na pele ou procedimentos invasivos; dispensando na grande maioria das vezes internação e até mesmo anestesia. Além disso, o período de recuperação do paciente é muito menor, estando ele apto a exercer suas funções em 1 (um) ou 2 (dois) dias após as aplicações. O custo é bem menor se comparado a procedimentos cirúrgicos convencionais.

O processo de funcionamento é simples: uma vez detectado o cálculo através de fluoroscopia (raios X em monitores de TV), o Lhitomax é direcionado externamente a ele e envia ondas de choque, iniciando a multifragmentação do mesmo. O paciente, então, irá urinar os fragmentos do cálculo, sendo que, em aproximadamente 85% dos casos, sem apresentar cólicas ou qualquer tipo de dor.

A eficiência do equipamento foi comprovada por milhares de casos já realizados, com pleno sucesso e os dados apontam que atualmente 90% dos casos de urolitíase são tratados com litotripsiaextra corpórea por ondas de choque.

Segundo os doutores Luciano Almeida de Mattos, Giovanni Arsati e Carlos Alberto Vertoni, do Centro de Tratamento de Cálculos Urinários de Amparo, o atendimento será dirigido aos pacientes da cidade e municípios vizinhos de que Amparo é centro. O início do funcionamento teve início no dia 30/11, do corrente ano.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias