Rafael Cesar Benatti Duarte, de 32 anos, e Robson Pizi Gonçalves , de 31 anos, cantam desde os 8 anos de idade e, em 2002, se conhecerem em um evento, começaram a conversar e trocar ideias, e resolveram formar a dupla Raffa & Robson. Desde então, a agenda de shows não parou.
Depois de sete anos de carreira, em 2009, resolveram dar um tempo nos shows e se dedicarem mais à vida pessoal, porém, eles voltaram e contam para o Jornal O Município a história de suas carreiras.
Por que deram um tempo na dupla?
No início de 2009 tínhamos um projeto em fase de preparação, para ser lançado em CD e DVD, com músicas inéditas, porém o mercado sertanejo estava em mudança, com o estilo seguindo padrões que não eram exatamente o que nós tínhamos em mente, para realizar naquele momento. Tínhamos uma empresa para fazer a parceria financeira para o projeto, mas a mesma teve problemas e, sem o investimento necessário, que naquela época era de máxima importância, resolvemos não realizar o projeto, pois estava além de nossas condições e isso nos deixou um pouco desanimados com a carreira, na época.
Resolvemos dar um tempo para pensar na vida, pois vivemos desde a infância no meio artístico, e isso nos privou de muitas coisas. Esse tempo foi bom para nos mostrar que a música realmente estará sempre presente em nosso dia a dia.
Por que decidiram retomar?
O sertanejo está voltando à sua verdadeira essência, com melodias mais trabalhadas e letras que realmente fazem sentido, deixando de ser uma música voltada apenas para baladas, bebedeiras e todo aquele apelo sexual, para ser uma música mais séria, na qual os compositores, músicos e produtores têm que mostrar ter realmente talento para criar canções que toquem os sentimentos das pessoas.
A facilidade com que as redes sociais têm de divulgar os artistas, hoje em dia, também ajuda muito a quem realmente tem talento, e para mostrar o seu trabalho a um maior número de pessoas, diferente de como era há alguns anos atrás.
Possuem composições próprias?
Nós temos várias composições antigas, algumas poderão ser usadas para um futuro trabalho, porém, estamos em outro momento de nossa carreira, e isso influencia muito nas composições. Será necessário criar novas canções e, em breve, estaremos com novos trabalhos.
Quais artistas utilizam como inspiração?
Gostamos muito de sertanejo de raiz e clássicos, Milionário & José Rico, Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone, Edson & Hudson. No sertanejo atual escutamos bastante Marcos & Belutti, Jorge & Mateus, Victor & Léo, Fernando & Sorocaba, entre outros, que têm um som mais trabalhado, e diferenciado do padrão que a maioria dos artistas estão fazendo.
Agenda e contato para shows
A partir de agosto começaremos a fazer shows, divulgando as datas e os locais em nossa página no Facebook; é só o pessoal curtir a página que vai estar sempre em dia com nossos compromissos. O contato para shows pode ser feito pelos fones: (19) 99377-7729, (19) 3895-3751 Raffa e (35) 9130-4651, (35) 3465-6027 Robson, pelo email – raffaerobson@gmail.com e também pela nossa página no Facebook.
Algo mais?
Desde já agradecemos a Deus por esta nova fase em nossas vidas, a você, Stela, e ao jornal O Município, pelo espaço concedido, a todos nossos familiares e amigos, que, em pouco tempo, já estão nos apoiando e incentivando muito. Ficamos surpresos ao ver as pessoas felizes com nossa volta e isso é o que mais nos incentiva, neste momento!