Definir o que significa ler tem sido motivo de muitos debates. Ainda há quem confunda o reconhecimento das letras e a associação desses sinais gráficos a sons específicos com leitura. Para os especialistas – linguistas e pedagogos – entretanto, ler é algo muito mais profundo, relacionado à descoberta de significados a partir
dessa associação e reconhecimento.

É nesse contexto que se insere a obra infantil “Aprendendo a ler com os Animais”, de Carolina Felicori. Lançado no dia 15/07 em uma interessante live que pode ser vista no canal do youtube da Editora Adonis, a obra da professora de Língua Portuguesa, especialista em Psicopedagogia e mestre em Educação, é um livro cujo projeto editorial cativa crianças e adultos.

São 30 histórias cujas narrativas conduzem a criança na aventura da leitura em sentido amplo: a descoberta de significados e a construção de contextos. As ilustrações de Bruna Pellegrina, com traços a um mesmo tempo precisos e delicados, trazem um colorido alegre que, em perfeita sintonia com o projeto pedagógico do livro, colaboram para encantar o leitor, convidando-o a descobrir as histórias cuidadosamente escritas.

Filha da professora de história e pedagoga Cristina Felicori, a autora dedicou o livro a sua mãe e ao filho Bento, que lhe motivou. Em uma gostosa conversa em nossa
redação, Carol contou-nos sobre como percebeu o desinteresse de Bento, então com 6 anos, pelos trava línguas e demais textos usados pelas escolas para trabalhar a
alfabetização. O desinteresse dele se fazia pela ausência de narrativa, de algo que lhe despertasse a curiosidade e fizesse sentido. A seleção dos textos baseava-se ora na sonoridade deles (trava línguas, quadrinhas e poemas) ora em escolhas curriculares focadas na teoria dos gêneros (listas, convites, receitas). O norte do trabalho pedagógico ainda permanece, em muitos momentos, na decodificação e não na leitura em si.

Com a pandemia, Carol veio com o pequeno Bento para Socorro. “Ele estava preso a internet das 13h às 17h. Eu o matriculei na EM Esther C T. Teixeira , tendo a oportunidade para criar com ele, em casa, uma rotina lúdica pedagógica.”, conta. Dessa rotina surgiram diversas histórias que foram criteriosamente trabalhadas
no que se refere à linguagem e organizadas numa sequência de três fases, com diferentes graus de complexidade no que se refere à sintaxe. As narrativas de “Estou
começando a ler”, fase 1, são escritas com repetição proposital de palavras, sílabas e períodos simples; “Estou aprendendo a ler mais e melhor”, fase 2, já apresenta
sílabas mais complexas e períodos compostos por coordenação; por fim em “Agora eu já sei ler”, os textos já apresentam uma sintaxe mais completa, incluindo a subordinação.

Além da preocupação linguística todos os textos foram pensados para ajudar a ler e entender para além das palavras o mundo que cerca as crianças em fase de alfabetização, por meio de temáticas que envolvem valores de vida como empatia, gratidão, respeito, humildade, responsabilidade, entre outros. Os animais, das mais
diversas espécies, são as personagens centrais cujas características são exploradas para, de modo similar às fabulas, retratar e fazer refletir sobre comportamentos e
sentimentos humanos. Crianças e adultos que fazem parte do cotidiano delas também surgem nas histórias, envolvendo os pequenos leitores que se reconhecem nelas.

Cada nova narrativa desperta o olhar para o cotidiano, a curiosidade pela natureza e o ambiente que nos cerca e, principalmente, aos sentimentos que nos ligam
enquanto espécie responsável por cuidar tanto da nossa própria espécie como das demais.

O livro pode ser lido sem pretensões pedagógicas, mas para os adultos que quiserem serem cúmplices na aventura que é a descoberta da escrita, Carolina elaborou
um “suplemento de leitura”, que pode ser acessado a partir da leitura de um QRcode e apresenta diversas orientações pedagógicas e atividades lúdicas. Vale conferir:
o livro e o suplemento, tenha o leitor a idade que tiver!

Serviço
A obra está disponível nos seguintes ontos/canais de venda: Costa Papelaria e Livraria – Socorro e Tatu Bolinha (loja de brinquedos
educativos) – Campinas. www.paralereaprender.com.br / www.editoraadonis.com.br.