Arraiá do Zé Bagunça em Bueno Brandão

Leitura obrigatória

Em sua 25ª edição, o Arraiá do Zé Bagunça, a festa junina mais famosa de Bueno Brandão, começa na próxima sexta-feira, 05, e segue até o dia 07. A festa leva este nome em homenagem a um ícone da cidade, o caixeiro-viajante José Coutinho que, pela diversidade de objetos que carregava consigo, em suas andanças, ganhou o apelido de Zé Bagunça.

Querido de todos na cidade, Zé Bagunça faleceu em 2010, mas a tradição que criou em vida se manteve e vem ganhando mais participantes, a cada ano. Por uma promessa feita a São João, ele realizava uma festa junina com a ajuda de amigos e vizinhos na rua de sua casa, onde nada era comprado: cada participante doava algum produto típico e podia comer à vontade, numa grande partilha. A festa foi tomando proporções maiores até que foi incluída no calendário oficial do município, sendo encampada pela Prefeitura.

O evento é realizado na Praça Virgílio de Melo Franco e valoriza as tradições locais e a cultura popular, buscando o resgate cultural com apresentações de dança de São Gonçalo, catira, quadrilhas e shows musicais, sempre de acordo com a temática da festa.

Há também barracas com pratos típicos da cidade, como o virado de frango, a canjiquinha, o caldo de feijão, a broa em folha de bananeira e outros. As entidades assistenciais locais participam do evento com barracas de alimentação.

Fonte: Tribuna das Águas

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias