Associação São Peregrino realiza mais um Outubro Rosa

Em outubro, a Associação São Peregrino vai realizar o movimento “Outubro Rosa em Socorro,” para a conscientização da prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e a importância da mamografia anual para as mulheres, a partir dos 40 anos de idade ou o seu exame clínico da mama, a partir dos 25 anos.

Neste ano, estaremos enfatizando a importância da qualidade de vida e exercícios físicos, para a prevenção do câncer de mama, por isso pedimos o apoio dos professores de Educação Física de todas as escolas e academias de Socorro, para participarem da caminhada com seus alunos.

Pedimos aos comerciantes e à população em geral, para que, durante o mês de outubro, enfeitem seu comércio, a sua residência ou o prédio onde moram, com detalhes em rosa e, ainda, que use em sua vestimenta algum detalhe em rosa, de preferência o laço da campanha “Outubro Rosa”, inclusive os homens, em homenagem às mulheres que amam (esposa, mãe, filha, namorada, sogra, amiga). E também coloquem uma fita rosa no espelho do carro.

O movimento “Outubro Rosa em Socorro” contará com as seguintes ações:
Dia 29/9: Entrevista com ginecologista sobre câncer de mama, no programa “De Bem Com a Vida”, na Rádio Socorro AM, no horário das 13h00 às 13h30.
Dia 1º/10: Distribuição de panfletos alusivos à prevenção do câncer de mama, em locais estratégicos como Postos de Saúde e Hospital, assim como o laço cor de rosa (símbolo do movimento).
Dia 10/10: Iluminação do Cristo Redentor na cor rosa, para lembrar as mulheres com mais de 40 anos, a marcarem o seu Dia Rosa, ou seja, o dia da sua mamografia anual.
Dia 13/10: Entrevista com mulheres pacientes de câncer de mama, no programa “De Bem Com a Vida”, na Rádio Socorro AM, no horário das 12h às 13h.
Dia 20/10: 3ª Caminhada de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Durante todo o trajeto da caminhada, serão faladas matérias de conscientização do câncer de mama. Nesse dia, estaremos distribuindo um laço rosa (o símbolo do movimento), para as pessoas usarem em sua camiseta.
Dia 26/10: Palestra sobre câncer de mama com dr. Décio E. Lauretti, na Câmara Municipal de Socorro, às 20 horas.

Como Surgiu
Outubro Rosa é o movimento popular conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia, no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Esta data se difundiu, mais tarde, para o resto do mundo.

Contamos com o seu apoio, pois, para a cura do câncer, o diagnóstico precoce é fundamental! Junte-se a nós nesta luta em favor da vida!