A Yoga é uma prática de treinamento físico, mental e emocional; para muitos é, também, uma terapia que, além de aliviar doenças e tensões, traz inúmeros benefícios. Quinzenalmente, a professora Alessandra da Costa Formagio ministra aulas de Yoga, no Horto Municipal. “O yoga no Horto surgiu quando eu estava terminando o curso de formação, em outubro de 2014; na verdade, estava fazendo o curso apenas para meu beneficio, não tinha intenção de dar aulas. Eu sempre ia caminhar e meditar no horto e, então, olhando para o quiosque central, despertou em mim essa necessidade de compartilhar esse ensinamento tão sublime. Fui até a Prefeitura, fiz um oficio e, desde então, acontecem as aulas quinzenalmente, aos sábados”, conta ela.
Segundo Alessandra, todas as pessoas que desejam de alguma forma trabalhar o autoconhecimento, respeitando suas limitações atuais, sejam elas físicas ou mentais, podem participar das aulas, que são livres e vão das 9h às 10h. A próxima será no dia 12/3.
O que significa Yoga. De qual modalidade você é instrutora?
Yoga é um estado elevado de consciência, no qual o indivíduo se aproxima de sua essência e se manifesta em sua verdadeira natureza. Ao longo de mais de 4 mil anos, diversas técnicas e conhecimentos foram sendo agregados e estruturados, de forma a constituir um rico sistema filosófico-prático. Neste contexto, surge o Hatha Yoga, que é a modalidade na qual trabalho, uma vertente que busca, por meio da prática corporal, o equilíbrio nos níveis físico, mental, emocional e espiritual, proporcionando o desenvolvimento integral do individuo.
Como o yoga pode melhorar a saúde? Para que doenças o yoga é benéfico?
O aspecto terapêutico do Yoga ficou popular no Ocidente, por sua eficácia em tratar com êxito os problemas de saúde que provém do modo estressante na vida atual. Atualmente, o Hatha Yoga é muito praticado para a prevenção e manutenção da saúde e do bem-estar psicofísico. Há informações científicas a respeito dos efeitos benéficos do Hatha Yoga sobre os vários sistemas, como o locomotor, o cardiovascular, o respiratório, o digestório e o neuroendócrino.
Que efeitos o yoga tem sobre o corpo?
Benefícios de uma prática de Hatha Yoga: desenvolve a consciência respiratória e amplia a capacidade pulmonar; melhora o tônus muscular; atua na melhoria de capacidades físicas, como flexibilidade, força e resistência muscular; age na correção e alinhamento da postura corporal; equilibra o sistema endócrino (hormônios) e imunológico. Melhora a circulação sanguínea; reduz níveis de estresse e ansiedade; contribui para a melhoria da qualidade do sono; desenvolve e aprimora a capacidade de concentração; fonte de autoconhecimento e paz interior.
Qual a melhor forma de praticar yoga para otimizar os benefícios à saúde?
Por meio do yoga o indivíduo se torna consciente de todos os estados do seu corpo, de sua mente e de suas emoções, como dizia Lao Tzu: “Conhecer os outros é inteligência, conhecer a si próprio é sabedoria”.
O yoga define o corpo, fortalece os músculos e reequilibra as principais funções do organismo; isto significa ter mais agilidade e vencer facilmente os desafios do dia a dia.
No Yoga você toma consciência que sua saúde; seu bem-estar e sua tranquilidade dependem exclusivamente de você. O yoga lhe propõe ter uma vida mais equilibrada.
A melhor forma de praticar o yoga é respeitando o limite do seu corpo, olhando para você mesmo, se autoconhecendo; assim, gradativamente, você consegue praticar com atenção plena, tendo concentração em cada Asana (postura) cada respiração, praticando com atenção, vivendo o momento presente, de forma suave.
Quantas vezes e com que intensidade deve-se praticar o yoga, para que sejam verificados efeitos sobre a saúde?
Temos que praticar regularmente, se possível todos os dias, de 10 a 30 minutos. Fazer aula de Yoga com instrutor capacitado pelo menos uma vez por semana; assim, já é possível sentir os resultados.
Qual a particularidade do yoga?
A particularidade do Yoga está na concentração; pois é um exercício mental; o Yoga se baseia no repouso e na inteligência. A eficiência e o rendimento não dependem, em absoluto, em mover-se muito, mas em mover-se bem. E para conseguir isto é indispensável que sejamos concentrados, coordenados e equilibrados, praticando em um estado de Dhyana (meditação).
Qualquer pessoa pode praticar o yoga?
A prática de Yoga merece cuidados; quem tem alguma condição especial de saúde, como problemas na coluna, hipertensão, gestação, problemas articulares, deve passar por avaliação, antes de iniciar a atividade.
Os exercícios de respiração são especialmente benéficos para reduzir o estresse, por causa do seu efeito tranquilizador sobre a mente. Concentrando-se na respiração, ajuda a estar focado no momento presente, ao invés do passado ou futuro, que tendem a ser culpados de estresse.
Pratique: Sente de forma confortável em uma cadeira ou no chão, sentado em uma almofada, deixe a coluna ereta, porém relaxada, relaxe os ombros e leve sua atenção para sua respiração; comece a inspirar e expirar lento e profundo. Comece a contar 4 segundos para o ar entrar (inspirar) e 8 segundos para o ar sair (expirar). Faça onze ciclos inspirando em 4 e expirando em 8 e depois deixe sua respiração acontecer naturalmente.
Algo mais?
O corpo é nosso instrumento de ação, e a mente nosso instrumento de percepção. Quando nossos instrumentos estão afinados, cuidados, sadios e em harmonia, gozamos de boa vitalidade e inteligência.
Alessandra Costa Formagio é formada em Letras – FESB, e possui formação em Hatha Yoga pela Uniluz – Universidade da Luz Nazaré Paulista; Pós-Yoga IEPY- Instituto Ensino Pesquisa Yoga; prof. Marcos Rojo – USP; Formação em Yoga para Crianças – IEPY; Meditação transcendental e Meditação Raja Yoga – Brama Kumaris. Atualmente, está cursando pós-graduação em Anatomia do Yoga, na Santa Casa em São Paulo e, além do Yoga no Horto, tem um espaço de Yoga à Av. Dr. Rebouças, nº 3, Dharma Espaço de Yoga. O telefone para contato é (19) 99589-3965 .