B de Bananal, a arte de Marinilda Boulay

Abre juntamente com a chegada da primavera, no Museu Municipal, a “B de Bananal”, uma exposição individual de Marinilda Boulay, que terá sua difusão online. A artista socorrense já morou 12 anos na França e hoje reside em Socorro, onde desenvolve suas atividades artísticas e culturais. Marinilda também é presidente do ITC – Instituto Totem Cultural -, uma associação e editora com sede em nossa cidade.

“Essa exposição é composta por minhas pinturas, aquarelas e esculturas em cerâmica e por uma instalação de obras realizadas por 60 artistas de estética Naïf, que convidei para participar comigo deste projeto”, conta Marinilda. “O conjunto busca sua inspiração na viagem da bananeira pelo planeta e sua presença no Brasil, mais especificamente na Ilha do Bananal onde, segundo a mitologia dos índios Javaés, ela originou para o mundo”, completa.

A exposição enfoca os componentes da bananeira e sua importância. A presença da planta nas artes visuais brasileiras foi sempre uma constante; desde as obras de Debret, no século XIX, retratando as vendedoras de folhas de bananeiras até as de outros nomes das artes visuais no modernismo como Tarsila do Amaral, Lasar Segal, Antonio Henrique Amaral, o artista performático mineiro Paulo Nazareth ou ainda o italiano Maurizio Cattelan. Paralelamente, a exposição busca ajudar na conscientização da importância de desenvolver ações que busquem a preservação do meio ambiente.

Bruno Boulay coordena o projeto e recebeu um prêmio do ProAC Município para desenvolvê-lo. “O ano de 2020 é o mais crucial ponto de inflexão da história da humanidade e foi durante esse período que a “B de Bananal” foi criada e abre para o público, buscando ajudar a trazer mudanças nas atitudes das pessoas na sua relação com a natureza. A extensão global e o rastro de morte que está sendo deixado pelo Covid-19, fazem com que a pandemia seja um fato cuja gravidade será difícil exagerar. As pandemias estão diretamente ligadas com o aquecimento do planeta, as emissões de gás carbônico tanto pelas queimadas das florestas, mudanças na biodiversidade com os animais perdendo seus habitats naturais e indo em direção às cidades, como pelas indústrias e meios de transporte, hábitos alimentares”, reflete Bruno.

Nesse contexto, “A B de Bananal mostra a necessidade urgente de sermos agentes de mudanças ambientais, buscando a sustentabilidade, produzindo e consumindo a produção local, parando de queimar e de derrubar florestas ancestrais, andando mais de bicicleta, plantando árvores… Assim poderemos ajudar o planeta a se recuperar e evitar novas pandemias”, acrescenta Marinilda.

“B de Bananal” abre com a chegada da primavera, associada à esperança do renascimento e os organizadores convidam o leitor a ver a exposição no Museu Municipal e online, mas convidam também a plantar uma muda de bananeira para contribuir com o florescimento de uma nova humanidade. “Mude você mesmo, mude o mundo”, conclui Marinilda.

Artistas convidados:

AD Silva, Alex Freire, André Cunha, Angela Rosa, Bebeth, Bruno Boulay, Carminha, Célia Gondim, Cesar Lima, Con Silva, Cora Azêdo, Dani Vitório, Doni7, Dulce Martins, Edna Alves, Elieth Gripp, Elsa Farias, Gerson Lima, Gildo Xavier, Helena Rodrigues, Helena Vasconcellos, Ivanilson Alves, Ivone Mendes, J. Borges, Joilson Pontes, Jonas Silva, Lidia Leite, Luciana Mariano, Luiz Roberto Lopreto, Luiz Valdo, Luka Fagundes, Lu Maia, Lu Morgado, Marcos Melhado, Maria Carlini, Nalme Alves, Naya, Nilson Olinda Evangelista, Parisina, Patricia Helney, Regina Puccinelli, Rimaro, Rodrigo Silva, Romário Batista, Rosa Mc, Rosângela Politano, Roseli Fontaniello, Samuel Vasconcellos, Sandra Scacassa, Shila Joaquim, Sid Cirilo, Sofia Furlan (artista infantil), Stephanus, Vagner Elias, Vânia Cardoso, Willi de Carvalho, Zé.

A Abertura da B de Bananal vai acontecer em duas lives: uma na terça-feira, 22.09, às 10h30 e a outra na quinta-feira, 24.09, às 13h30, ambas através da página do facebook do Museu Municipal de Socorro: (facebook.com/museu.socorro). A exposição online acontece no site totemcultural.org.br

B de Bananal

Exposição do 22.09 ao 14.11