Beatriz Frattini é nona colocada no Campeonato Brasileiro de Xadrez

Leitura obrigatória

 

Em sua estreia em torneios nacionais, a socorrense Beatriz Frattini conquistou um ótimo resultado, garantindo o pódio no Campeonato Brasileiro de Xadrez, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de abril, na cidade de São Sebastião do Paraíso.

Segundo o professor Jair Bueno, no primeiro dia, a atleta sentiu a pressão de uma estreia em um campeonato  nacional. Passada a tensão, o segundo e terceiro dias do torneio foi de vitórias para a socorrense, que saiu invicta nas duas etapas. “Foi um ótimo desempenho, terminando todo o campeonato com apenas uma derrota. Vale destacar que a Beatriz se encontrava em uma categoria muito forte, com enxadristas federadas, que já disputaram o campeonato mundial”, diz ele.

O equilíbrio entre as concorrentes de Beatriz refletiu no resultado final. Jair conta que a primeira colocada, de Santa Catarina, terminou com 5,5 pontos; a segunda, de São Paulo, obteve 5,0; e, a terceira, também de Santa Catarina, ficou com 4,5. “Do quarto até o nono lugar, todas ficaram empatadas com 4 pontos. E, no critério de desempate, a socorrense ficou com a nona colocação”, enfatiza o professor.

“É um resultado muito significante, pois o trabalho com a Beatriz começou há apenas um ano, com o xadrez pedagógico, na Escola Viverde. Por causa do seu bom desempenho, conversei com sua mãe e começamos, juntamente com o mestre Neiry Junior, a treiná-la para o xadrez de rendimento. E, somente com três meses de treino, já estamos colhendo frutos, pois terminar um Campeonato Brasileiro com somente uma derrota, é surpreendente, tanto que, lá mesmo, nossa enxadrista recebeu diversos convites para outros torneios, em razão do seu alto nível. Continuaremos com o nosso trabalho, lições de casa e treinos. Com certeza, essa jovem tem muito mais a mostrar para nós”, destaca Jair.

“Não poderia deixar de fazer alguns agradecimentos importantes. Primeiramente a Deus, sem dúvida, por nos conceder a graça de ter uma filha maravilhosa e dedicada: Beatriz Frattini, à Escola Trenzinho Viverde por nos apoiar nessa ideia, à Prefeitura da cidade de Socorro (Henrique, do Gabinete, que foi muito atencioso, ao Franks Prado um amigo sempre presente e ao prefeito André). Ao mestre Nery Junior pelas aulas e pelas dicas infalíveis. Ao Jornal O Município que sempre tem divulgado as conquista da Beatriz. Aos amigos que frequentam o treino de quarta feira no Ginásio de Esportes e muito colaboraram com seu desempenho e conhecimento; ao senhor Marco Antonio da Fonseca, que ajudou nos treinos e aos amigos e familiares pela torcida. E o agradecimento especial à pessoa que apresentou o mundo do xadrez a Beatriz e que acreditou e acredita sempre em seu potencial (juro, nem eu, como mãe, acreditei com tanta certeza, mas ele sempre me disse: você vai ver!): o professor Jair Bueno. Desejo, Jair, que esse trabalho maravilhoso que você vem realizando, seja reconhecido como merece e por quem merece; que Deus ilumine sempre seus passos, suas conquistas e seus pensamentos. Obrigada por essa conquista que é da Beatriz, mas t
ambém de toda nossa família; sem a sua dedicação nada disso seria possível! E que venham muitos outros torneios e campeonatos. Obrigada a todos, de coração”, agradece a mãe da enxadrista, Cassia Frattini.

“Como não ficar babão? Minha pequena Beatriz Frattini já é medalhista em seu primeiro Brasileiro, e faz a mesma pontuação que as meninas que se classificaram para o Mundial. Cassia Frattini, João Batista Frattini e Bia, estou muito feliz por vivermos juntos toda essa alegria e emoção. Eu sei que esse é o inicio de um passo histórico. Podem criticar e falar mal do meu trabalho, mas as alegrias são meu combustível para continuar a fazer e cada vez mais, e com mais qualidade e com mais garra, o meu trabalho”, encerra Jair.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias