Biblioteca Municipal abre as portas para o patrimônio arquitetônico de Socorro

Após o grande sucesso da exposição “Congada, congadinha – fortalecer e transmitir a cultura caipira entre gerações”, com mais de 680 visitantes em apenas 3 semanas, a Biblioteca Municipal acaba de abrir, na sexta-feira passada a Exposição de Arte Naïf “Patromônio Arquitetônico de Socorro”, que promete o mesmo êxito.

Numa brilhante abertura, na qual o salão do Palácio das Águias, como também é chamado o Paço Municipal, ficou lotado por mais de 200 pessoas; todos puderam prestigiar, no Salão do primeiro piso, a homenagem feita pela artista Marinilda B. Boulay, presidente da associação ITC, ao pintor José Peretto, patrimônio artístico de Socorro, e à obra do artista plástico Ulysses Farias, dedicada ao tema do patrimônio arquitetônico da cidade.

A palestra do artista plástico convidado, Enzo Ferrara, sobre a Arte Naïf na contemporaneidade, foi seguida da fala do pesquisador José Valdir Ferrari, que contou “causos” originais, envolvendo a história do nosso patrimônio

Em seguida, veio a apresentação das bailarinas da professora Viviane Artioli, e a leitura de versos e poemas, que já prenunciavam as surpresas visuais que esperavam pelos convidados, no Salão Azul do palácio.

Nele, o grupo de cordas do conservatório recebeu os visitantes, tocando lindas peças musicais, em meio às mais de 80 obras, instalações, objetos e cerâmica, que compõem a exposição.

Nela, as pinturas dos participantes do projeto Cor-Ação são dispostas pela curadora e coordenadora do projeto, Rosângela Politano, ao lado dos premiados artista convidados, Enzo Ferrara e Willi de Carvalho, do escultor Wagner Luiz da Cruz, da ceramista Rosa Pereira, e do fotógrafo santista  Ludson Ribeiro, que também registrou o evento em imagens.

Essa exposição conta com o apoio institucional do projeto Cor-Ação, da associação e editora ITC, Totem Musicais, Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura, Biblioteca Municipal, ComuC e ICA.

Quem ainda não teve a oportunidade de visitar a exposição, ela segue até o 7 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no Palácio das Águias (Rua Campo Sales 177 – Centro).

As escolas podem agendar suas visitas pelo telefone (19) 3895-4252.

1 COMENTÁRIO