Bronze no Brasileiro, Gustavo Bazani fala sobre os campeonatos e agradece apoio dos patrocinadores

Com apenas 13 anos, ele já coleciona medalhas de peso, e não apenas porque são 4 medalhas pesadas, mas sim, porque representam campeonatos de destaque em sua categoria. Gustavo Bazani encerrou suas participações em competições neste ano, com bons resultados, recolocando Socorro no cenário do karatê brasileiro.

Em abril, ele participou da primeira etapa do Campeonato Paulista em sua modalidade, já trazendo uma medalha no peito. O bom desempenho continuou em maio, na cidade de Louveira, na segunda etapa do Paulista, que garantiu sua participação no Campeonato Brasileiro, em Joinville. “Nesta última etapa tivemos que ‘ralar’ para conseguir levar o Gustavo, pois não contávamos com nenhum patrocínio, a não ser o apoio do professor Nivaldo. Fiz uns trabalhos de patchwork e comecei a vender rifas para podermos levá-lo. Graças a Deus o esforço valeu a pena. Ele sagrou-se campeão e classificou-se para a segunda fase, que seria disputada em Fortaleza”, conta Eunice Bazani, mãe do atleta.

Para a segunda fase do Campeo-nato Brasileiro, o socorrense conseguiu o apoio da Prefeitura de Socorro, dos amigos e familiares, além da Pizzaria Vigário, Rios de Aventura e SOS/ Colégio Objetivo. “Só temos a agradecer-lhes, pois, sozinhos, dificilmente teríamos conseguido. Agradeço também ao Jornal O Município que, com sua divulgação, incentivou não somente meu filho, mas também outros atletas que treinam com ele. Vale ressaltar que encontramos muitas dificuldades para arrumar patrocínio para esta modalidade, já que o retorno financeiro do patrocinador não acontece com a mesma facilidade de outras modalidades. Mas, enfim, conseguimos, e espero que este seja somente o primeiro passo para ele”, afirma o pai, Francisco Carlos Bazani.

“Foi um sentimento inexplicável, uma imensa adrenalina. Foi a primeira vez que participei de um campeonato de alto nível como este, com o Brasil inteiro”, conta Gustavo, que começou a treinar karatê aos 6 anos, por incentivo dos pais, que tinham como objetivo apenas que o menino não fosse sedentário. “Hoje, eu vejo o karatê como um hobby, algo que me trará ainda mais conhecimento, e não uma obrigação. Este esporte nos ensina disciplina e, ao contrário do que muitos pensam, não nos ensina a bater nos outros. Quem já entra no esporte pensando nisso, não fica”, ressalta ele.

Seus pais contam que, com o tempo, Gustavo foi se dedicando mais e um dia seu professor, Nivaldo, afirmou que estara na hora dele entrar em um campeonato e conhecer como funciona. “O professor também fez toda a diferença. Além da formar o atleta com toda a disciplina que o karatê proporciona, ele também dá a oportunidade dos atletas participarem de competições confederadas, dando assim, a oportunidade de crescer ainda mais no esporte, e segurança aos pais, que entregam seus filhos para um homem responsável e dedicado na profissão e em sua família”, afirma Eunice.

Para Francisco, outro fator de grande importância para o sucesso de Gustavo, neste ano, nos campeonatos pelos quais disputou, foi o apoio e a estrutura de toda a família. Segundo ele, “de nada adiantaria o apoio dos patrocinadores, se não pudéssemos contar com o apoio da família, afinal, um toma conta do outro”.

No final do ano, o karateca socorrense realizará o exame de faixa, passando da verde para a roxa, pela qual poderá participar de mais campeonatos, chegando até o sul-americano. “Ele começará do zero, passando novamente por todas as etapas pela qual passou este ano. Se ele continuar com esta dedicação vai longe, e ainda vai levar muita gente com ele, afinal, ele já está servindo de exemplo aos outros colegas de treino”, diz Francisco.

Os pais de Gustavo finalizam agradecendo aos patrocinadores, amigos da família, que tornaram possível a realização do que para eles era inesperado. “Estamos surpresos com tantas pessoas que colaboraram, tanto amigos, quanto pessoas que eu nem conhecia… Todos ajudaram como podiam e isto é muito significativo para nós. Muito obrigada a todos”, finaliza Eunice.