Caminhão-escola do Aqua Mundo estará em Socorro de 9 a 12 de abril

O projeto Aqua Mundo é uma parceria entre o Instituto EPTV e a Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental. O objetivo é promover a educação ambiental pelo conhecimento do meio ambiente, com ênfase no uso consciente dos recursos hídricos, abordando a problemática da água e sua conexão com as questões ambientais.

A ferramenta desse projeto é um caminhão escola itinerante que ficará um tempo pré-estabelecido (de acordo com o tamanho da população) em cidades da região de cobertura geográfica da EPTV. Serão desenvolvidas atividades educacionais com escolas públicas/particulares e com o público em geral, por meio de espaços interativos localizados no interior do veículo. O foco é direcionado para os estudantes de 6ª série, além de associações de moradores que poderão dar continuidade às ideias propostas.

Com 15 metros de comprimento, o caminhão-escola do projeto Aqua Mundo abriga uma carga importante: conhecimento. Por meio de informações sobre a água e o meio ambiente é possível aprender, de maneira interativa, como fazer coleta seletiva, evitar a poluição, conhecer os seres vivos que habitam a água e vários outros assuntos correlacionados. Dentro da carreta, os monitores são encarregados de disseminar essas e outras informações. Os visitantes também ficam com a responsabilidade de aplicar em seu cotidiano tudo que foi absorvido, e multiplicar entre os amigos e familiares.

É possível conferir informações sobre bacia hidrográfica (os conceitos, a importância, informações sobre microbacias e geografia regional), usos múltiplos da água (principais atividades em que está envolvido o uso da água), biodiversidade, matas ciliares, coleta seletiva (os conceitos, a importância da reciclagem), além de informações sobre saúde pública, doenças, poluição e reutilização e como economizar água e outros recursos naturais. Após o contato com o projeto, o intuito é que as pessoas possam levantar questionamentos sobre como melhorar o lugar onde vive e como economizar água.

Em 2012, mais de 22 mil pessoas, entre estudantes e público em geral, conheceram o projeto e receberam essas informações. Os estudantes das escolas públicas e particulares da cidade podem visitar o Aqua Mundo no período 8h às 17h. O público, em geral, também pode visitar o projeto, das 18h às 20h.

O Aqua Mundo teve início no dia 5 de junho de 2012 e retomou seu cronograma de visitas a partir do dia 4 de março, após entrar em recesso em dezembro; a carreta passa pelas cidades da área de cobertura da EPTV Campinas, Ribeirão, São Carlos e Sul de Minas, e neste mês de março, passa pelas cidades de Valinhos (área EPTV Campinas – de 4 a 8), São João da Boa Vista (área EPTV Central – de 11 a 15), Santa Rosa do Viterbo (área EPTV Ribeirão – de 18 a 22) e Guaranésia (área EPTV Sul de Minas – de 25 a 28). No próximo mês estará em Serra Negra (área EPTV Campinas), na 1ª semana e, em Socorro (área EPTV Campinas), de 9 a 12 de abril. Mais informações pelo site www.viaeptv.com/projetos/aquamundo