Centro de Saúde protege seus pacientes das complicações do diabetes

Leitura obrigatória

No Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a equipe do ambulatório de Diabetes do Centro de Saúde II, sob a coordenação da enfermeira Eduarda Del Corso, recebeu os pacientes diabéticos e usuários de insulina para instruí-los sobre os princípios da educação em saúde.

O trabalho realizado em parceria com a nutricionista do ambulatório e o endocrinologista Eduardo E. Lauretti,  recebeu cerca de 70 pessoas que, na tarde da quarta-feira, participaram de quatro oficinas: “Insulinoterapia e Monitorização da Glicemia Capilar”, com a própria enfermeira Eduarda; “Alimentação Saudável”, com a nutricionista Heloína Francisconi; Cuidados Bucais, com a dentista Amélia Padilha; e Cuidado com Pés, com a podóloga Suzanne Paul.

Com as oficinas, o evento realizado pelo Departamento de Saúde buscou ampliar a informação dos diabéticos cadastrados no C.S.II sobre a doença e suas complicações. Além disto, um questionário diagnosticou o atual estado de saúde dos pacientes, que também fizeram teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, de peso, altura, índice de massa corporal e circunferência abdominal.

Os participantes receberam o cartão do diabético e material educativo sobre o diabetes, impresso pela Gráfica Original.Depois expressaram seus pensamentos sobre o evento, num mural.

Com o apoio do Centro de Referência de Promoção Social (CRAS), o primeiro ano de Comemoração ao Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes do Centro de Saúde encerrou-se com café da tarde, com frutas, alimentos e sucos diet, preparado pela Panificação Artesanal do Fundo Social.
Em Socorro, a ação de prevenção ao diabetes adotou o lema “Proteger o nosso futuro!” e o símbolo mundialmente preconizado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), o círculo azul. Tudo isto para estimular a união de forças à prevenção da diabetes que, segundo dados da Federação, é a quarta maior causa mundial de morte por doença, a maior causa de falência renal em países desenvolvidos e a maior responsável pelos grandes custos de diálise.

Frente a estas informações, evidencia-se a importância da ação prestada pela municipalidade, por meio de sua equipe da saúde e, principalmente, pela iniciativa privada que apoiou a realização do evento, dentre os quais estão: a senhora Lídia Franciscone, Padaria São Pedro, Papelaria Vitória, Casas de Doces Fênix e São Luiz, Renata Narcisa Festas, Padaria São Luiz e Nilcelene Borin da Nana Mariá, que confeccionou as camisetas azuis que uniformizaram toda a equipe de trabalho.

Educação é o melhor remédio
Os sintomas do diabetes são decorrentes do aumento da glicose no sangue e  manifestam–se por:

  • Sede excessiva
  • Aumento do volume da urina
  • Aumento de micções
  • Surgimento do hábito de urinar à noite
  • Fadiga, fraqueza, tonturas
  • Visão embaraçada (turva)
  • Aumento de apetite
  • Perda de peso
  • Coceira vaginal
  • Infecções urinárias frequentes
  • Dificuldade de cicatrização
  • Formigamento, dormências e dores nas mãos, pernas e pés
  • Pressão arterial  alta

Com base nos sinais e sintomas descritos, pode-se considerar manifestação do diabetes quando  estamos diante do aparecimento de vários desses sintomas, ao mesmo tempo.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias