Entre uma iguaria e outra, pratos, cores e sabores. Esse universo conquistou o coração do jovem Michel Garcia, de 25 anos, chefe de cozinha e mestre churrasqueiro. Em entrevista ao Município, ele apresenta sua história na gastronomia. Confira:

Michel é natural de Santo André e sua relação com a cozinha vem da infância, quando acompanhava sites e programas de culinária. Veio para o interior em 2018: ele mora em Pinhalzinho; mas, desde que chegou atua como chefe de cozinha em Socorro, tendo passado pelo Restaurante Ancestral, na Pedra da Bela Vista onde foi vencedor do Festival Gastronômico 2021 com o “Bolinho de abóbora cabotiá”, além de eventos em outros locais na cidade. Atualmente ele está à frente da cozinha do Bar “Rock and Soul”, também em Socorro.

“Meu objetivo é tornar Socorro uma cidade referência em gastronomia”, destaca Michel e, para isso, ele usa sua experiência: confeiteiro, mestre churrasqueiro, culinária internacional e comida brasileira. Mas esse talento, por pouco, não toma um rumo diferente: o então chefe de cozinha estava preparado para se tornar engenheiro, mas o amor pela cozinha foi maior e Michel trancou a faculdade de Engenharia Elétrica e agora está terminando o bacharel em Gastronomia.

“O que eu mais aprecio na gastronomia é a sua diversidade: em cada estado temos uma culinária única e diferente do outro, cada um com suas influências e peculiaridades, mas tenho um carinho maior pela culinária sertaneja”, destaca o chefe.

Para quem deseja seguir na culinária, ele deixa o conselho: “Nunca desistam de seus sonhos, mesmo sendo uma área em que trabalhamos enquanto outros se divertem ou trabalhamos em uma cozinha quente com a correria; ver seus pratos serem apreciados e elogiados por todos não tem preço; é uma sensação maravilhosa”. A pedido do O Município, ele compartilha seu prato favorito. Confira e bom apetite!

Bife Wellington

Ingredientes

400 g de filé mignon
Pitada de sal
Pitada de pimenta do reino
Azeite de oliva
2 dentes de alho
400 g de cogumelos frescos
3 colheres de sopa de mostarda dijon
½ xícara de creme de leite fresco
1 pacote de massa folhada
8 fatias de presunto de parma
1 gema

Modo de Preparo: Temperar o filé com sal e pimenta. Em uma frigideira bem quente, selar o filé de todos os lados. Reservar na geladeira para esfriar. Em uma frigideira com azeite de oliva, refogar o alho e os cogumelos, temperar com sal e pimenta e quando o líquido secar adicionar a mostarda e o creme de leite. Misturar bem até ficar um molho espesso. Reservar. Misturar 1 gema com 1 colher de sopa de azeite de oliva. Dispor as fatias de presunto cru sobre a massa folhada. Dispor os cogumelos e o filé. Enrolar a massa folhada para que cubra toda a superfície do filé. Fazer leves cortes na massa folhada com a ajuda de uma faca. Pincelar a massa folhada com o ovo batido. Levar ao forno a 200 graus por 40 minutos. Tempo de Preparo: 1 hora.