O Cinesolar, primeiro cinema itinerante brasileiro que funciona com energia solar, abre a sua programação de outubro em Monte Alegre do Sul. Por lá, serão exibidos gratuitamente cinco curtas-metragens, sobre meio ambiente e sustentabilidade, no próximo sábado (02), a partir das 19h.

Destinados a toda a família, os filmes exibidos são: “Nimbus, O Caçador de Nuvens”, “Aurora – A Rua Que Queria Ser Rio”, “Clandestino”, “Guri” e “As Aventuras de Pety”.  O evento seguirá rígidos protocolos de segurança, com disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição dos filmes. 

A programação conta ainda com a exibição do filme “Guerra, Café e Polenta”, curta-metragem dirigido por Ton Crivelaro e rodado em Monte Alegre do Sul. A produção é ambientada em 1945 numa fazenda no interior de São Paulo e conta uma das lendas sobre uma possível fuga e morte de Hitler no Brasil.

A exibição do Cinesolar em Monte Alegre do Sul é viabilizada por meio do ProAC Lab, com apoio da prefeitura de Monte Alegre do Sul, Consórcio Circuito das Águas Paulista e Erika Rodrigues com realização da Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Sobre o Cinesolar:

Lançado em 2013, o CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

Ao todo, o CINESOLAR já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

O CINESOLAR conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas  Sices Solar,  Biowash, Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).