Pousada Mirante dos Adelphos – Foto: VGCOM – ASTUR – CESAR FARIAS

As pequenas, intimistas e aconchegantes hospedagens de Socorro chamam cada vez mais atenção de turistas que procuram um retiro em meio à natureza, onde possam diminuir (e esquecer) o ritmo do dia a dia.

O município é ideal para desacelerar, já que tem o título de Cittaslow, “onde viver é bom”. Aliás, foi a primeira cidade brasileira com esta denominação, dada pela pela Cittaslow, ONG sediada na Itália.

Para ser uma cittaslow, é necessário ter menos de 50.000 habitantes e ter uma estratégia referente ao meio ambiente, tradições locais, desenvolvimento regional, mobilidade urbana, hospitalidade e bem estar de moradores e turistas. 

Socorro ser considerada Cittaslow significa que está um passo à frente.Demonstra que a cidade está em consonância com a tendência mundial, e que está muito forte no Brasil, que é de sustentabilidade, de reconexão, afirma Ana Luiza Russo, proprietária do Chalés Santa Catarina e presidente do Conselho Municipal de Turismo. “As pessoas estão procurando destinos mais tranquilos, menos lotados, com mais contato com a natureza e com as pessoas que estão viajando junto”, completa.

Os princípios do cittaslow resgatam a reconexão do ser humano com a natureza e as virtudes da vida, tema que inspira a pousada Mirante dos Adelphos. A pousada estimula a conscientização sobre os alimentos orgânicos através de própria produção, com plantações orgânicas de frutas como banana, uva, laranja e abacate. Com práticas sustentáveis da agricultura, tem um manejo voltado para a alimentação orgânica certificada (conforme especificação da agência ANC) e o sistema agroflorestal (SAF) nos 15 hectares da propriedade. Oferecem trilhas autoguiadas para o hóspede visitar as plantações orgânicas, desfrutar de um banho de cachoeira e conhecer espécies nativas de área de mata preservada. A sala de tratamentos à disposição para massagem bioenergética, relaxante, de pedras, de velas ou bambuterapia, além de aula de yoga e sessão de reiki. A pousada tem oito suítes exclusivas, baseadas nos quatro elementos da natureza: fogo, terra, água e ar.

Pousada A Mata que Canta – Foto: VGCOM – ASTUR – SHANE GLEN

Da mesma forma, a pousada Ellementares Guest House é influenciada pelos quatro elementos da natureza e tem o Espaço Fogo (fogueira), Espaço Água (piscina), Espaço Terra (redário) e Espaço Ar (mirante). Propícia para uma imersão na natureza para desconectar do estresse e da rotina do dia-a-dia. É um espaço acolhedor com quatro quartos e áreas de integração e contemplação abraçadas pelas montanhas. Além da hospedagem, tem práticas de yoga e massagem ao ar livre, para aprimorar a experiência e a proposta de bem-estar. Para a proprietária, Danubia Zanotti, o cittaslow favorece o turismo para o público que busca tranquilidade, natureza e detox da vida urbana excessivamente acelerada das grandes capitais, como um refúgio.

A localização em meio às montanhas da pousada Sons do Silêncio e o próprio nome já sugerem a calma e a tranquilidade que atendem aos conceitos cittaslow. “É frequente termos depoimentos de hóspedes que falam ter encontrado muita paz e sossego em nosso espaço. Eles saem totalmente recarregados para enfrentarem o dia a dia. É unânime dizerem ter alcançado o objetivo de descansar e de fugir literalmente da correria da vida que levam”, conta a proprietária, Isabel Lastiri. São seis aconchegantes quartos em conexão com a natureza.

Também entre as montanhas estão os quatro chalés da Casa da Árvore. O ambiente tranquilo da pousada – que tem como slogan “aconchego e tranquilidade na medida certa” – remete a pequenas casinhas, com uma decoração caprichada.

No Chalés Santa Catarina, com temática petfriendly, são oito quartos. Fazem questão de promover um atendimento personalizado, de excelência, com ênfase na exclusividade e foco no bem estar dos hóspedes e principalmente dos pets. É um local que possibilita descanso, liberdade e diversão para famílias multiespécies. Conta com uma Área Zen, pensada para proporcionar conforto e tranquilidade, em uma das redes do redário com vista para muito verde, na hidromassagem da piscina, no ofurô com água aquecida e nos bangalôs relaxantes. Vale observar o canto dos passarinhos, o gado no pasto, os tucanos, maritacas e garças boiadeiras sobrevoando o chalé, o barulho do vento nas árvores, o céu estrelado à noite e caminhar pelo pomar orgânico com frutas tropicais sazonais.

Mais uma que encanta pela paisagem é a pousada Caruaru, por estar em uma parte alta da região. Os nove chalés são novos e charmosos. A decoração é rústica e com detalhes do nordeste, como a história do Lampião e mestre Vitalino, por conta do proprietário senhor Doge ser de Pernambuco.

A Mata Que Canta está localizada junto à reserva florestal do Parque de Aventura Monjolinho e ao som das corredeiras do Rio do Peixe, motivo este que sugeriu o nome da pousada. Os dez chalés são rústicos e aconchegantes e da varanda é possível avistar todo o Vale do Rio do Peixe. O café da manhã é servido no chalé, com vista privilegiada para as montanhas.

Cittaslow Sunday: um domingo para celebrar o bem viver em Socorro

No dia 24 de setembro acontecerá em Socorro a segunda edição do Cittaslow Sunday, com entrada gratuita no Parque da Cidade. Aberto ao público, das 8h às 18h, a ideia é incentivar a qualidade de vida, sustentabilidade e o contato com a comunidade. Entre as atividades, cãominhada, oficinas, aula de relaxamento, apresentação de ginástica artística, show, orquestra e teatro. Feira de Artesanato, tendas do Bem-Estar (com massagistas e nutricionista), da Sustentabilidade e da Leitura e praça de alimentação completam o evento, que comemora o Dia Mundial da Cittaslow, quando cidades em todo o mundo reforçam o “bem-viver”.

Acesse o site oficial do turismo de Socorro e saiba mais:  www.socorro.tur.br

VG Com
Para O Município