O Município informa, na edição nº 3.958 de 01 de maio de 1997, o início dos trabalhos com Equoterapia aos alunos da APAE, a realizar-se no Rancho “Galope e Trote”, cedido pelo seu proprietário João Roberto Binotti, para essa finalidade, proporcionando inúmeros benefícios às pessoas com deficiência.
O Curso Básico de Equoterapia foi realizado em Brasília, de 14 a 18 de abril, daquele ano, e o início das aulas estava previsto para 6 de junho.
Equipe do Centro de Reabilitação conclui Curso de Equoterapia
A equipe do Centro de Reabilitação de Socorro, após completar o Curso Básico de Equoterapia, na cidade de Brasília, de 14 a 18 de abril pp., recebeu o certificado de habilitação e a devida autorização para iniciar seus trabalhos nessa nova modalidade terapêutica.
O Curso, realizado parte na Granja do Torto (Regimento da Polícia Montada) e parte no Regimento dos Dragões da Independência, foi ministrado por profissionais de renome internacional, dentre eles a Doutora em Fisioterapia Elisabete France Gonçalves, o Presidente da Associação Brasileira de Reabilitação e Fisiatria e Membro do Conselho Federal de Medicina, Dr. Osvaldo dos Santos, Cel. Lélio de Castro Cyrilo e Cel. Proença.
A parte teórica do Curso constou de aulas de Hipologia (estudo do cavalo), estudo do papel de cada um dos profissionais da Saúde e da Educação na Equoterapia, e estudo das deficiências em cujo tratamento deve ser utilizado o cavalo.
Na parte prática, os participantes (em número de 55 de todos os Estados do Brasil), observaram o dia a dia de um Centro de Equoterapia e vivenciaram o trabalho que exercerão junto aos “praticantes”.
A Equoterapia, embora relativamente nova no Brasil (6 anos), já tem documentado os inúmeros progressos conseguidos com P.P.D. (Pessoas Portadoras de Deficiência), congênitas ou sequelas de doenças e/ou acidentes.
No Centro de Reabilitação de Socorro os trabalhos com Equoterapia serão iniciados no próximo dia 6 de junho, no Rancho “Galope e Trote”, cedido pelo seu proprietário João Roberto Binotti.
Aproveitando a estadia em Brasília, a Diretora do Centro de Reabilitação, Profª Regina Helena Bonfá Pinhone e a Profª Vilma de Oliveira Santos Simões, encaminhadas por pessoas amigas que trabalham no MEC, conseguiram ser recebidas e estabelecer importantes contatos na Secretaria do MEC de Ensino Especial, na Secretaria de Assistência Social, onde apresentaram a primeira proposta dos projetos de Equoterapia e de Informática na Aquisição da Escrita por portadores de deficiência.