Copaíba conclui 2012 com mais de 190 mil mudas produzidas

Leitura obrigatória

O ano de 2012 terminou com saldo positivo para a Associação Ambientalista Copaíba. A equipe comemora a produção de 190 mil mudas de 152 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. Ao longo de 13 anos de história, foram 728.399 mil mudas produzidas.

Um dos projetos que mais contribuiu para a ampliação desse número foi o Verde Novo, que conta com patrocínio da Petrobrás, por meio do Programa Petrobras Ambiental. A proposta da Copaíba era recuperar 60 hectares, em nove municípios da região, mas a ideia ganhou a simpatia de diversos produtores rurais e o projeto fechou a primeira fase, em 2012, com 84 hectares em recuperação, divididos em 12 municípios da região. Foram mais de 100 mil mudas plantadas. Além disso, a ação de sensibilização ambiental do projeto Verde Novo atendeu cerca de 2000 estudantes.

Além do projeto Verde Novo, a Associação Ambientalista Copaíba obteve apoio para outros projetos de restauração, que permitiram a realização de manutenções periódicas em 57,1 hectares de áreas em processo de restauração, distribuídas em 14 propriedades, nos municípios de Socorro e Monte Alegre do Sul. Ainda em 2012, uma propriedade no bairro da Varginha (em Socorro) integrou o programa de recuperação com cinco hectares de área para plantio. Já foram plantadas 6.500 mudas de árvores nativas.

Na busca por recursos, a equipe da Copaíba trabalhou em processos de inscrição e liberação de verbas em dois grandes projetos, que deverão somar 9,5 hectares de área restaurada nos municípios de Socorro e Serra Negra. Nessas áreas deverão ser plantadas 14.500 mudas nativas.
Todo o trabalho da Copaíba conta com a estrutura própria de produção de mudas, ou seja, todas as mudas usadas nos projetos de restauração são doadas pela Copaíba, que desenvolve um trabalho paralelo de seleção de espécies e coleta de sementes para a geração de mudas.

Outro trabalho que gera cada vez mais resultados positivos para o meio ambiente é o de sensibilização ambiental. Em cada projeto novo, a equipe da Copaíba realiza atividades voltadas para os estudantes, que vão desde a entrega de materiais impressos que ilustram o trabalho da entidade, até visitas ao Viveiro para conhecer todo o processo de produção de mudas.

Em 2012, cerca de 1700 estudantes participaram das ações propostas pela Copaíba. Foram 250 estudantes e 15 professores da Escola Conceição Ap. A. Marcon Josephina, do bairro do Oratório, que fez parte das ações do projeto “Restauração Florestal de Nascentes e Córregos do bairro do Oratório”. Já pelo projeto Verde Novo, cinco palestras foram promovidas, com a participação de, aproximadamente, 350 pessoas, além de dois plantios ecoeducativos. Ainda pelo Verde Novo, a Copaíba recebeu a visita de 1487 estudantes e 90 professores de 17 escolas de Socorro e região, dentro do programa “Conhecendo o Viveiro”.

A Associação Ambientalista Copaíba trabalha, também, no apoio à elaboração de políticas públicas e na participação de eventos que incentivam a sustentabilidade e a manutenção do meio ambiente, como a participação no Movimento Socorro Sustentável, com passeio ciclístico e no Abeta Summit 2012 – Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Para 2013, a Copaíba já está com as mãos na terra e novos plantios estão em andamento. Para conhecer mais sobre o trabalho da instituição, novas plataformas de comunicação estão sendo desenvolvidas, com a criação de um novo site que, em breve, estará disponível para os usuários.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias