Deserto do Atacama – Chile

Leitura obrigatória

San Pedro de Atacama é uma cidade chilena que fica no coração do Deserto do Atacama e faz parte da região de Antofagasta, ao norte do Chile. Esta cidade é um dos destinos chilenos mais procurados pelos turistas de todo mundo que tem um propósito em comum: levar para casa experiência única e paisagens incríveis de toda a região que incluem parques nacionais, vulcões, lagoas de sal, deserto, um dos lugares mais secos e o mais alto do mundo. Por seu clima seco, o Deserto do Atacama é o lugar ideal para observar o céu, mesmo a olho nu. Motivo este de a maioria dos países do mundo ter seus observatórios neste local, gerando alta renda ao país. Agências locais oferecem passeios astronômicos noturnos.  O calor e o clima seco também convidam aprovar as boas cervejas artesanais do pais.

É isso o que falam Sirlene e Marcos Rovesta, que lá estiveram numa incrível viagem mágica e de descoberta de “um mundo” inacreditável.

Contem o que viram!

Tivemos a oportunidade de ficar seis dias na cidade San Pedro de Atacama, durante o mês de agosto de 2014, e vamos tentar contar a vocês as principais atrações da região.

Para chegar ao Deserto do Atacama, você pode ir de avião de Santiago até Calama. A distância entre Calama e San Pedro de Atacama é de 110 km e no aeroporto de Calama tem um serviço de transfer, que o deixa no hotel que você reservou.

Há cerca de 70 passeios disponíveis, para serem realizados em San Pedro de Atacama, desde montanhismo até águas termais. Assim que chegamos à cidade fomos até a Agência Grado 10, e reservamos os principais passeios. Reservar tudo com a mesma agência vale a pena, já que você consegue pagar menos pelo pacote completo.

Andar por San Pedro de Atacama é como andar em um lugar aonde o tempo parou. É um vilarejo com pouco mais de 2000 pessoas e com casas feitas de barro e teto de palha. Apesar disso, na cidade existem bons restaurantes, mercearias, casas de câmbio e muitas agências de turismo, a maioria concentrada na Rua Caracoles.

Valle de la Luna & Valle de la Muerte: feito no final da tarde, é o passeio mais tradicional de ser feito na região do Atacama e, também, um dos mais incríveis. Nesse lugar, você terá a oportunidade de observar melhor a grandeza do Deserto do Atacama e se impressionar com as suas paisagens incríveis.  O Valle de La Luna tem este nome pela sua superfície lembrar a superfície da Lua: o terreno é acidentado e é coberto por uma camada de sal, deixando sua superfície branca. È feito à tarde, para se observar o maravilhoso pôr-do-sol do deserto, e é obrigatório.

Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas: este passeio é um dos mais bonitos a serem feitos, e ele se torna praticamente obrigatório para todas as pessoas que visitam a região. Nesse passeio você tem uma diversidade de paisagens muito grande, variando de uma lagoa de sal até impressionantes lagoas na base de vulcões.

Salar de Tara: neste passeio você encontra uma diversidade de paisagens incríveis, talvez mais ainda do que o passeio das Lagunas Altiplânicas, com lagoas de sal, flamingos, vulcões e grandes formações rochosas que impressionam. Na minha opinião, é a atração mais fantástica da região do Atacama. Por ser um lugar pouco explorado, poucas agências de turismo levam até o Salar de Tara, que fica a 140 km de São Pedro do Atacama, chegando a uma altitude de 5.000 metros;

Geyses del Tatio: fica a 90 km de San Pedro de Atacama e está localizado na base da Cordilheira dos Andes. Um Gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar, subindo até 10 metros de altura, com uma temperatura de 84 graus.  Ele é formado quando a água subterrânea entra em contato com rochas vulcânicas, que estão em altas temperaturas. Este campo geotérmico, está formado por 40 geyses, 60 termas e 70 fumarolas, em uma extensão de 3 km². É um passeio feito por volta das 6 da manhã, quando a temperatura local é de -9 graus.

Laguna Cejar

Laguna Cejar é o que possui a maior quantidade de turistas que estão com o objetivo de relaxar no final da tarde. Esta lagoa possui uma concentração de sal tão alta que é impossível afundar, e é comparado ao Mar Morto.  A sensação de boiar, sem ter que mexer os braços, é inexplicável e demora alguns minutos para se acostumar. A temperatura da água é de 9 a 11 graus. Muito gelada! Mas incrível!

Termas de Puritama: No caminho a esse local, encontra-se um Canon rochoso que atravessa um rio de águas termais, com fluidos constantes entre 25º e 30º graus. Os banhos de Puritama são formados por lagoas escalonadas, umas atrás da outra. Suas águas quentes despendem diversos minerais que possuem qualidades para a cura de enfermidades reumáticas e para banhos terapêuticos relaxantes.

No mesmo trajeto, podemos observar a flora típica de deserto e um assombroso bosque de cactus milenares, de impressionante altura.

E, no final deste trajeto, visitamos um vilarejo, o mais antigo da região, o Povo de Machuca, onde muitos artesanatos são produzidos. Não tem como resistir!

Para quem gosta de aventura e paisagens deslumbrantes este passeio é imperdível. Vale a pena conhecer, nós recomendamos!

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias