Deslizamento de terra deixa desabrigados na Aparecidinha

Na edição nº 3.205, de 30 de janeiro de 1988, a notícia do deslizamento de um morro, no bairro Aparecidinha, assustou a população.

Deslizamento de um morro atinge área de 200 metros

O deslizamento de um morro, que atingiu uma área de aproximadamente 200 metros de extensão, no bairro Aparecidinha, colocou em risco de vida muitas famílias residentes na rua Barão de Ibitinga, no último dia 27.

Até o momento, as autoridades municipais ainda não sabem exatamente que poderia ter causado o deslize de terra. De início, foi feita apenas uma “curva de nível” na parte superior do morro, objetivando o escoamento da água das chuvas, tão frequentes nesta época do ano.

Segundo o engenheiro civil Armando Wilson Tafner, diretor do Departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal, “somente uma firma de engenharia de solo tem condições técnicas para avaliar a real situação e, consequentemente, apresentar uma solução para o grave incidente”.

Várias hipóteses, porém já foram levantadas. A mais provável é a de que o motivo principal do deslizamento tem a ver com excesso de terra retirada do morro para a construção das casas daquele logradouro, além de outras remoções destinadas a diferentes fins.

Bastante apreensivos, os moradores da rua Barão de Ibitinga e adjacências aguardam urgentes medidas por parte da Prefeitura, que, com certeza, não deseja ser responsabilizada por nenhuma tragédia naquela localidade.

DESABRIGADOS

Muitas famílias já foram desalojadas de suas casas, buscando abrigo em residências de amigos e parentes. Algumas pessoas, todavia, recusam-se terminantemente a sair de suas moradias, preferindo correr o risco de serem soterradas, caso o morro venha a sofrer novos deslizamentos.

Na edição de 13 de fevereiro, a assessoria de imprensa da Prefeitura divulga nota, explicando que estão sendo feitos esforços – da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Secretaria de Ciências e Tecnologia e Prefeitura, juntamente com IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, para descobrir as causas do deslizamento, o que pode ser feito para evitar novos movimentos de terra e mais prejuízos aos moradores das imediações do morro, assim como as medidas que deverão ser tomadas para enfrentar o problema.

Artigo anteriorDois potes de ouro?
Próximo artigoFormandos de 1969