Pressão alta transformou-se numa epidemia, no mundo moderno. Estudos mostram que cerca de 50% dos adultos acima de 50 anos são hipertensos e, infelizmente, esse número não para de crescer.
Pessoas com pressão arterial elevada estão mais propensas a apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos, porque na hipertensão ocorre o estreitamento dos vasos. Por causa dessa vasoconstrição, o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue, fica hipertrofiado e a circulação sanguínea é comprometida. Vasos mais estreitos também são responsáveis por menor fluxo de sangue no cérebro.
A hipertensão é um mal silencioso. A ausência de sintomas retarda o diagnóstico que, muitas vezes, é feito quando as complicações já estão instaladas. A única maneira de saber se a pessoa apresenta o problema é medir sua pressão com certa regularidade. Nem os jovens estão livres dessa doença. Por isso, os pediatras medem a pressão arterial das crianças, nas consultas de rotina.
O dia 26 de abril é marcado como o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e, para entender melhor sobre esta doença que não tem cura, a farmacêutica dra. Laís M. Oliveira CRF/SP 52.113, da Farmácia de Manipulação e Drogaria Natural Derma, esclarece algumas dúvidas.
O que é Hipertensão Arterial ou Pressão Alta?
A Hipertensão Arterial ou Pressão Alta é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais, por um período prolongado. Esta elevação pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como: o cérebro (derrame), coração (ataque cardíaco), rins (parada dos rins) e olhos (cegueiras).
Hipertensão Arterial tem cura?
A Hipertensão é uma doença crônica e não tem cura. Ela pode ser controlada pela adoção de hábitos saudáveis e uso de medicamentos adequados, melhorando a qualidade de vida do hipertenso. Tomar apenas uma caixa de remédio não vai solucionar o problema.
Passos para controlar a Hipertensão Arterial
* Evite fumar e ficar estressado;
* Procure alcançar e manter seu peso ideal;
* Pratique atividade física, com orientação adequada;
* Diminua o consumo de bebida alcoólica, do sal e da gordura;
* Verificar a pressão arterial periodicamente (intervalo definido pelo seu médico).
Dicas para o uso do medicamento
* Use o medicamento nas doses e horários prescritos pelo médico e orientado pelo farmacêutico;
* Não deixe de tomar o medicamento, mesmo que sua pressão esteja controlada;
* Não troque seu medicamento por outro, sem orientação médica.
Para não esquecer
* Prevenção é sempre melhor;
* As farmácias estão autorizadas a prestar o serviço de aferição de pressão. Consulte o farmacêutico;
*A Natura Derma – Farmácia de Manipulação e Drogaria disponibiliza o serviço de aferição de pressão a toda população.
Serviço – Dra. Laís M. Oliveira CRF/SP 52.113 Farmacêutica responsável. Natural Derma – Farmácia de Manipulação e Drogaria: Fone 3895- 5982