Documentário sobre a cidade de Socorro será finalizado em fevereiro de 2016  

Leitura obrigatória

“Nem tudo que é novo é bom; nem tudo que é velho é ruim”. É com esta frase que Augusto Belluzzo e Derek Vertino pretendem resgatar a história de nosso município, por meios de um documentário. “Ouvi essa sábia máxima na casa da dona Neli Craveiro, quando tive a oportunidade de entrevistá-la para meu trabalho”, conta Augusto. “Vemos, hoje, em Socorro, o desinteresse das novas gerações ao apreço pela história de nossa cidade, que é rica em tradições, conquistas e personalidades que, se não cultivadas, serão esquecidas pelos que nascem aqui, hoje”.

Foi com esse objetivo que os jovens decidiram mudar esse panorama. Desde o começo de 2015, Augusto Belluzzo está produzindo um documentário sobre a história da cidade. “Não se trata apenas de uma narração cronológica dos acontecimentos, mas, também, de depoimentos que os moradores da cidade vivenciaram em seu tempo, aqui em Socorro”, explica o produtor. Para tanto, Augusto contou com o auxílio de Derek Destito Vertino, historiador e responsável pelo Museu Municipal que, gratificantemente, cedeu inúmeras fotografias digitalizadas para a produção do trabalho.

Augusto 2 xx Augusto 1 xxAmbos puderam contar com o histórico de vida de verdadeiros socorrenses, tais como dona Lourdes Picarelli, Neli Craveiro, Didi Gonçalves, Margarida Mantovani, Maria Silvia Baladi, Marisa Souza Pinto Fontana, Elza Fontana, Brás Russo, Candinho, Ivair Pellatieri, Ademar Verzani, entre muitos outros que, futuramente, integrarão este seleto grupo de personalidades, a fim de colaborar com a produção.

O documentário será intitulado “Berço Gigante de Bravos” (por conta do primeiro verso do Hino de nossa Estância), e contará com vários temas relevantes, organizados de acordo com a preferência da produção, divididos em: Fundação do Município; Participação de Socorro na Revolução de 1932; Colaboração dos Socorrense na Segunda Guerra Mundial; As Festas de Agosto; A Corporação Musical Santa Cecília; A Congada de São Benedito; O Grupo Escolar; O Rádio; O Jornal; O Clube XV de Agosto; O Cine Orlandi; As Grandes Enchentes; A Sorveteria do Ademar e o Restaurante Marchetti, além de pontuar os vultos ilustres que marcaram a história de nossa terra.

O trabalho não possui fins lucrativos, visto que Augusto e Derek pretendem divulgar a história da cidade a fim de atrair a atenção da população, para os fatos ocorridos em nossa tão abençoada cidade. “Creio que nosso trabalho atrairá o interesse de todos aqueles que são ou não socorrenses, mas que guardam a cidade dentro de seus corações”, diz o produtor. “Vale a pena dizer que o documentário estará disponível para ser utilizado como vídeo promocional da cidade, pois, sem sombra de dúvidas, queremos que Socorro continue a prosperar no cenário cultural e turístico do Circuito das Águas Paulista”.

Neste momento, o documentário segue à sua fase final, a edição, etapa esta que se concluirá no começo de fevereiro de 2016, quando o produtor prevê a estreia para todos os munícipes, com a colaboração do Cine Cavalieri Orlandi, para a exibição.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias