Duo Heimann-Braga faz duas apresentações em Socorro  

Leitura obrigatória

duo okO duo Heimann-Braga, formado pela pianista Míriam Braga e pelo saxofonista Erik Heimann Pais, fará duas apresentações no município de Socorro, no próximo dia 30 de janeiro (sábado). O recital didático e o espetáculo “Miniaturas, Serestas e outras Imagens do Brasil” serão apresentados às 16h e 20h30, no Teatro do Centro Cultural de Socorro, à Rua XV de Novembro, 210. As apresentações são gratuitas e abertas a todos que apreciam música de qualidade.

O trabalho tem patrocínio do Proac (Programa de Ação Cultural), por meio de edital de apoio a projetos de gravação de disco inédito e circulação de espetáculos de música erudita, no estado de São Paulo.

O recital didático é aberto a qualquer interessado – estudante ou apreciador de música clássica. A partir das 16h, os músicos Erik e Míriam recebem os convidados, falam sobre seus instrumentos e trabalho, além de responder a curiosidades da plateia. Uma breve apresentação musical é acompanhada de explicações didáticas sobre música clássica e sobre o trabalho. Já à noite, o recital, que passa por apenas cinco cidades do estado de São Paulo, é composto por apresentações das músicas que compõem o primeiro CD do duo, gravado no último mês de novembro, e que deverá ser lançado em março deste ano.

O projeto “Miniaturas, Serestas e Outras Imagens do Brasil” visa  resgatar, difundir e fomentar a linguagem clássica do repertório brasileiro de câmara para saxofones e piano,  por meio de repertório que valoriza aspectos frequentemente presentes nas obras para essa formação, e pretende atingir tanto os músicos quanto o grande público.

A apresentação conta com versões originais para saxofone e piano de sete compositores brasileiros, que nunca foram gravadas com esta formação. O trabalho é dedicado a obras datadas de 1934 a 2014. Em quase uma hora de música, o concerto traz, no programa, as obras “Três Miniaturas” e “Seresta nº 1”, de Liduíno Pitombeira; “Seresta” e “IV Miniaturas”, de Antonio Ribeiro; “Cinco Miniaturas Brasileiras”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Brasiliana – para Saxofone Tenor e Piano”, de Edino Krieger; “Imagens do Brasil”, de Renato Goulart; “Nocturno”, de Oscar Lorenzo Fernandez; e “Xaxando no Cerrado”, de Fernando Morais.

“A circulação deste repertório em espetáculos é importante, pois a presença do saxofone na música erudita brasileira ainda é pouco conhecida do grande público, especialmente daquele residente distante das capitais”, destaca. “Apesar das primeiras obras brasileiras para saxofone clássico serem datadas da segunda década do século XX, a presença do saxofone na música popular é a maior referência dos jovens instrumentistas de hoje. Isso faz com que o lançamento do CD, mais as apresentações dos espetáculos e workshops, seja um diferencial na formação tanto de novos saxofonistas quanto de jovens compositores”, justifica o duo.

Este é o primeiro registro fonográfico do duo Braga-Heimann, que estreou no ano de 2007, com recitais no Museu da Imagem e do Som em São Paulo. Os músicos dedicam-se, atualmente, com exclusividade ao repertório erudito para saxofone e piano de compositores brasileiros, e vem se apresentado em diversos estados, como São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Piauí e Rio Grande do Norte e, internacionalmente, em Montevidéu (Uruguai) e Celles-Sur-Belles (França).

Serviço
Recital de Circulação ‘Miniaturas, Serestas e Outras Imagens do Brasil’
Duo Heimann-Braga: Míriam Braga, piano – e Erik Heimann Pais, saxofone
Quando: Sábado . 30 de Janeiro
Horário: 16h00 e 20h30
Local: Teatro do Centro Cultural
Endereço: Rua XV de Novembro, 210 – Centro. Entrada franca

 

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias