Em 1989, professores estaduais entraram em greve

Leitura obrigatória

Na edição nº 3.569, de 27 de maio de 1989, O Município registra a greve de professores, que já dura por mais de um mês, por melhoria nos salários, e, ainda, sobre os baixos vencimentos dos professores municipais.

Os problemas do Magistério

A greve dos professores da rede estadual por mais de 1 mês, merece um registro todo especial, pois significa a tomada de consciência de uma categoria profissional, que está lutando, antes de tudo pela sua dignidade profissional. Os professores, de todos os níveis, merecem o nosso respeito, pela nobreza de seu trabalho, formando jovens para o mundo, não só no tocante às letras e ciências, mas procurando moldar o caráter e personalidade dos alunos para enfrentar o mundo moderno.

Fazemos essas considerações amargurados pelo descaso com que são tratados pelo Governo Estadual no tocante aos seus vencimentos. Nunca os nossos mestres foram tão espoliados como na atual época. O descaso e a marginalização como estão sendo tratados justifica plenamente essa greve.

Ainda assim existem aqueles que criticam a atual greve. Como exercer dignamente uma profissão com os salários que são oferecidos aos professores? Infelizmente, é uma realidade, não só em São Paulo, mas em todo o Brasil.

Para não irmos muito longe, você, caro leitor, sabe qual é o salário de uma professora na Prefeitura Municipal de Socorro? No mês de abril de 1989 era exatamente Ncz$ 89,62 acrescidos de Ncz$ 25,50 referente ao auxilio pão, auxilio leite e cesta básica. Desse total teremos que descontar 8% do IAPAS.

Esse é o retrato de um município localizado no Estado mais rico do Brasil. Imaginem o que está acontecendo nos demais…

Esperamos que a nova administração reestude o problema pagando condignamente suas professoras. Há necessidade urgente de reescalonamento da tabela de salários municipais, colocando-se as professoras em seu devido lugar, com o destaque que merecem.

A Educação ainda é o melhor investimento para qualquer administração, que seja democrática e deseje realmente desenvolver sua população. É o mais importante. O resto é perfumaria…

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias