Em 1991, havia polêmica quanto à data de fundação de Socorro

Leitura obrigatória

Na edição número 3.679, de 24 de agosto de 1991, um artigo assinado pelo dr. Hallim Féres justifica porque Socorro considera sua data de fundação no dia 9 de agosto de 1829, quando foi celebrada a primeira missa e rea-lizados os primeiros batizados, e não quando recebeu o título de cidade, no dia 17 de março de 1883.

Socorro na berlinda

Socorro está de novo na berlinda. Outro dia alguém falou mal da cidade. Toda população rea-giu. Agora estão esclarecendo ou querendo esclarecer a data de fundação. Quero perguntar: é a data da construção da capela e da pia batismal ou da transformação por Lei da Vila de Socorro em Cidade que se está esclarecendo?

Em 1801, o núcleo que seria a futura Socorro contava com 922 habitantes espalhados pelo Bairro do Rio do Peixe na extensa “Campanha de Toledo”. Poucos anos depois, tendo 1.500 habitantes, erigiu-se uma Capela nas terras do lavrador Pedro da Silva a 22.07.1829, tendo como Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A partir daí começou o progresso do núcleo. Aos nove de Agosto de 1829 celebraram-se os primeiros batizados em número de dez, na dita Capela. Estas duas datas constituem um ponto de reparo muito importante para a fundação.

Antigamente, melhor dizendo, no tempo da colonização, as referências de datas eram feitas quase sempre por acontecimentos religiosos. Como exemplo muito importante, a fundação de São Paulo. Diz a Enciclopédia Mérito, volume 17, página 660: Fundação da cidade de São Paulo, José de Anchieta planejou em 1552 estabelecer no local da atual cidade um Colégio para educação não só dos portugueses mas também dos gentios. Levando avante seu intúito, conseguiu fundar o Colégio e como a primeira missa fosse ali celebrada em 25.01.1554, aniversário da Conversão de São Paulo, o estabelecimento recebeu o nome desse Santo, o qual se estenderia também à povoação surgida em volta do Colégio. Aquela data de 1.a missa é geralmente considerada como a oficial da fundação.

São Paulo recebeu os foros de cidade em 27.07.1711. Socorro recebeu o título em 17.03.1883.

Se São Paulo comemora a data de fundação com a celebração da 1.a missa, por que Socorro não pode também comemorar sua fundação com, provável, 1.a missa?

Quando se reuniram há alguns anos, políticos e religiosos para definir a data da fundação de Socorro, para ser comemorada, foram consideradas duas datas: a 1.a da construção da Capela em 22.07.1829, e a 2.a do dia dos batizados, 09.08.1829.

Diz o 1.o Álbum de Socorro em “Noções históricas” baseadas no “Livro do Tombo” da Matriz: em nove de Agosto do ano (1829) o Rev. Padre José Jacinto Pereira, primeiro sacerdote que celebrou os ofícios divinos em terras do Rio do Peixe, em meio de júbilo geral, erigia a Pia Batismal na nova Igreja celebrando dez batizados.

Parece que a data da fundação, nove de Agosto, foi bem fundamentada e bem escolhida.

Se non e vero…

“Pode ser que um poder mais alto se alevante e esclareça melhor.

Dr. Hallim Féres

Agosto de 1991

 

Addenda: A representação do dia 15 de Agosto de 91 e a procissão que a seguiu nos fizeram voltar ao verdadeiro sentido das festividades, festividades religiosas.

Parabéns aos produtores e executores.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias