Foto: exploflora.com.br

Em virtude da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo, a 39ª edição da Expoflora foi adiada para 2022. A organização comunicou nessa semana que não irá promover o evento.

A maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada em Holambra para dar as boas-vindas à primavera, também não aconteceu em 2021. Holambra é uma antiga colônia holandesa e seu nome é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantêm as características, os costumes holandeses e inclusive a culinária, também divulgados durante a Expoflora.

Apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, Holambra é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do país e responde por cerca de 40% das vendas do setor.

Por isso, os mais de 400 produtores vinculados à Holambra aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades em flores e plantas ornamentais, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional.

Em sua primeira edição, em 1981, o evento atraiu mais de 12 mil pessoas em um único final de semana. Hoje, mais de 300 mil turistas visitam o evento a cada ano.