Espaço do Artesanato comemora seu 1º aniversário, em março

Depois de 365 dias de árdua dedicação, trabalho, perseverança, profissionalização e profissionalismo, cooperativismo, conquistas e união, é chegado o momento de comemorar o aniversário de 1 ano de existência do Espaço do Artesanato, da Casa do Turista, no Centro de Exposição “João Orlandi Pagliusi”.

No início do mês de março, o grupo de artesãos de Socorro que expõe e vende suas peças no Espaço do Artesanato, média de 28 pessoas, no perpassar desse período, celebram os avanços da categoria, paralelamente à solidificação do local como ponto de comercialização dos produtos produzidos no município. Com o apoio da Prefeitura, do Conselho Municipal de Cultura (ComuC) e da Associação Comercial e Empresarial (ACE), a formação do Espaço aconteceu simultaneamente ao cadastramento dos artesãos na Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, a SUTACO.

Oficialmente inaugurado durante um evento em comemoração ao Dia da Mulher, em 2012, as ações do empreendimento permitiram o crescimento organizado e a profissionalização da categoria que passou a promover várias oficinas e muitos eventos culturais. Ministradas por instrutores locais, bem como vindos de outras cidades, as oficinas de manuseio da palha de milho ou de EVA, são exemplos do sucesso e crescimento propiciado pelas atividades desenvolvidas pelo Espaço do Artesanato.

Contando sempre com seus mecanismos de apoio, o Espaço do Artesanato trouxe tal projeção aos artesãos de Socorro, que eles foram convidados a participar do programa Mulher.com, da emissora TV Século XXI e a colaborar com a organização da Mostra do Artesanato Paulista, realizada paralelamente à reunião da APRECESP (Associação dos Prefeitos das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo), em Socorro, no mês de outubro de 2012.

O evento Mega-Artesanal, realizado no “Espaço Imigrantes”, em São Paulo, foi outra significativa participação do grupo, que tanto aproveitou o momento para investir em capacitação, bem como em pesquisa.

As ações desencadeadas no Espaço do Artesanato ganharam tanta força que, hoje, tanto no Palácio do Governo do Estado de São Paulo como no Distrito Federal, são encontradas peças desenvolvidas por artesãos socorrenses, enfeitando mesas e salas de autoridades que ali exercem suas funções. Parabéns ao aniversariante e a todos que compõem a “família Espaço do Artesanato” e que tão bravamente têm ampliado as fronteiras da influência da cidade de Socorro no cenário estadual e nacional.