Estado de São Paulo ganha quatro novas Reservas Particulares de Patrimônio Natural; Copaíba é uma delas

Leitura obrigatória

Ana Paula (coordenadora e uma das fundadoras da Copaíba) e Dervino  (presidente da Copaíba)

A cerimônia para entrega dos títulos das quatro novas Reservas foi realizada na quinta-feira, 31/01, data de celebração do Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). As novas unidades de conservação estão localizadas nas cidades de Pindamonhangaba, Socorro, Indaiatuba e São José do Barreiro, e somam 140,09 hectares de área protegida.  Agora, contando com essas novas unidades, o Estado de São Paulo possui 99 destas áreas oficialmente reconhecidas, sendo 51 pela Fundação Florestal, 47 pelo ICMBio e uma pela Prefeitura de São Paulo. E existem 24 pedidos de reconhecimento em andamento com área potencial de 2.317,97 hectares.

A RPPN da Copaíba nasceu de um sonho conjunto da própria Associação e das doadoras da propriedade. “A vontade de contribuir para um mundo melhor e para a conservação da natureza fez com que uma área de mais de 20 mil m² de floresta se transformasse em uma importante Unidade de Conservação para a região”, ressaltam Ana Paula Balderi (coordenadora do Viveiro e uma das fundadoras da Copaíba) e Dervino Dermino Santin (presidente da Copaíba), que estiveram presentes no evento.

Toda a área da Reserva foi restaurada pela Copaíba e essa RPPN será utilizada para incentivar que novas Unidades de Conservação sejam criadas na região, além de já contribuir para a sensibilização da sociedade sobre a importância da restauração e conservação da Mata Atlântica, através das vivências ambientais nela realizadas.

Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a existência das RPPNs mostra que a parceria desses cidadãos, proprietários das RPPNs, com a SIMA atesta os propósitos do Governo do Estado, através de todas as suas secretarias, em trabalhar juntos, de forma integrada, com o espírito de realizar. “Temos que somar, com esse espírito de cidadania, olhando para o próximo, pois só assim poderemos cumprir nossos objetivos. Todas as ações do Governo são para a proteção do meio ambiente e, acima de tudo, a segurança do povo paulista”, enfatizou.

Após a assinatura, foram entregues os Títulos de Reconhecimento Provisório aos representantes das quatro novas Reservas e uma breve apresentação das novas unidades. Também, foi entregue o Título de Reconhecimento Definitivo ao proprietário da RPPN Porto do Ifé, localizada no município de Colômbia.

Em seguida, aconteceram debates sobre os temas “O papel da RPPNs na conservação ambiental” e “Ações de apoio para as RPPNs paulistas”, com a participação de representantes de Ongs, Reservas da Biosfera, FREPRESP, Fundação Florestal e Coordenadoria de Fiscalização Ambiental.

O evento foi realizado na sede da SIMA e contou com a presença do secretário Marcos Penido; do diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; do diretor de Relações Institucionais da FREPESP, Antônio Carioba; do assessor de gabinete  Eduardo Trani; da presidente da CETESB, Patrícia Iglecias; e do comandante geral da Polícia Militar Ambiental, cel. Homero de Giorge Cerqueira.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias